Iraque

Arábia Saudita abrirá embaixada em Bagdá

Ministério das Relações Exteriores afirma que sua delegação deve "tomar as medidas necessárias para escolher e equipar os edifícios

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 03/01/2015 às 12:14
Leitura:

A Arábia Saudita anunciou neste sábado o envio de uma delegação ao Iraque para preparar a reabertura de sua embaixada em Bagdá, fechada há mais de 24 anos.

Em um comunicado, o ministério das Relações Exteriores afirma que sua delegação deve "tomar as medidas necessárias para escolher e equipar os edifícios que abrigarão o quanto antes a embaixada em Bagdá e um consulado em Erbil", capital da região autônoma do Curdistão (norte).

"Esta missão foi decidida após os últimos contatos entre os dois países", afirmou um porta-voz do ministério citado pela agência oficial Spa. Em novembro, o novo presidente iraquiano Fuad Masum fez uma visita à Arábia Saudita, a primera deste nível em muitos anos. 

Rompidas em 1990, as relações diplomáticas entre os dois países foram reestabelecidas em 2004, após a queda do regime de Saddam Hussein, mas Riade ainda não tinha aberto sua embaixada em Bagdá.

Últimas notícias