Indonésia

Cauda do avião da AirAsia é encontrada

Esta descoberta pode significar um grande passo nas operações de busca

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 07/01/2015 às 7:53
Foto: AFP
Esta descoberta pode significar um grande passo nas operações de busca - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

As autoridades indonésias anunciaram nesta quarta-feira ter encontrado a cauda do avião da AirAsia, o que significa um passo importante na busca pelas caixas-pretas para esclarecer as causas da queda da aeronave com 162 pessoas a bordo há dez dias.

"Conseguimos recuperar uma parte do avião que era nosso objetivo. A cauda do avião foi encontrada", disse em uma coletiva de imprensa Bambang Soelistyo, diretor da agência indonésia de busca e resgate.

As caixas-pretas, muito importantes já que registram as informações do voo, geralmente se localizam na parte traseira do avião.

O voo QZ8501 desapareceu das telas dos radares pouco depois de decolar da cidade indonésia de Surabaya rumo a Cingapura e de ter reportado a presença de nuvens ameaçadoras.

Apesar das operações de grande porte realizadas pela Indonésia com a ajuda de outros países, como França, Estados Unidos e Rússia, foram registrados até agora poucos avanços devido ao mau tempo e apenas 39 corpos foram recuperados.

Autoridades indonésias indicaram anteriormente que cinco grandes partes da aeronave haviam sido recolhidas, sem indicar quais.

"Tendo a acreditar que a parte da cauda foi encontrada. Se for a parte indicada da cauda, então a caixa-preta deve estar ali", disse em sua conta do Twitter após o anúncio Tony Fernandes, diretor-executivo da AirAsia.

Além disso, ele afirmou que é prioritário recuperar rapidamente todas as partes para poder encontrar os passageiros e "aliviar a dor das famílias". 

As autoridades indonésias suspeitam que a AirAsia Indonesia, filial da companhia malaia AirAsia, guiou o avião por um corredor de voo sem autorização. A companhia aérea perdeu na semana passada a autorização para utilizar o corredor Surabaya-Cingapura até a investigação ser concluída.

Sanções

Durante o dia, as autoridades indonésias informaram ter imposto sanções contra vários funcionários encarregados da segurança aeronáutica.

"No dia de hoje tomamos medidas contra oito funcionários, dois do ministério dos Transportes, quatro do serviço de navegação aérea AirNav e dois funcionários do aeroporto", disse à AFP o porta-voz do ministério dos Transportes, Hadi Mustofa.

Um dos funcionários do ministério dos Transportes foi demitido e outro foi suspenso. Em relação aos outros funcionários, alguns foram suspensos temporariamente, enquanto outros foram transferidos a distintos departamentos.

A Agência Meteorológica da Indonésia indicou em um relatório preliminar publicado em seu site que o clima foi o fator que desencadeou o acidente e que as baixas temperaturas entre 80 e 85 graus abaixo de zero e as nuvens seriam as principais causas da queda do avião.

O piloto da aeronave havia pedido autorização para ganhar altura e evitar as nuvens, mas seu pedido não foi aceito pelas autoridades de forma imediata devido à grande intensidade do tráfego aéreo nesta rota. Pouco depois, o Airbus desapareceu do radar.

No entanto, ainda não se sabe por que outros aviões em rotas similares não foram afetados pelo clima, enquanto alguns especialistas afirmam que esta explicação não é suficiente para explicar o desastre enquanto as gravações de voo não forem recuperadas.

Últimas notícias