Oriente Médio

Marrocos destrói uma célula vinculada ao grupo Estado Islâmico perto de Ceuta

Esse pequeno grupo mantinha "vínculos estreitos" com outra célula destruída no último agosto no norte do Marrocos e em Fez

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 13/01/2015 às 13:59
Foto: ARIS MESSINIS / AFP
Esse pequeno grupo mantinha "vínculos estreitos" com outra célula destruída no último agosto no norte do Marrocos e em Fez - FOTO: Foto: ARIS MESSINIS / AFP
Leitura:

A polícia marroquina destruiu uma "célula terrorista", composta por três membros que juraram lealdade à organização Estado Islâmico (EI), no norte do Marrocos, perto do enclave espanhol de Ceuta, anunciaram nesta terça-feia as autoridades locais.

Essas três pessoas, cujas identidades não foram confirmadas, foram detidas em Catillejos durante uma operação do ministério do Interior, que não indicou a data da prisão.

Segundo a mesma fonte, os membros desta célula haviam "jurado lealdade ao chefe do grupo EI", Abu Bakr al Bagdadi, e um deles "havia recrutado e enviado seu irmão" para lutar nas linhas dos jihadistas na Síria e no Iraque, "onde morreu no final de 2014".

Esse pequeno grupo mantinha "vínculos estreitos" com outra célula destruída no último agosto no norte do Marrocos e em Fez (centro), completa o texto.

Rabat reforçou suas medidas de segurança durante o segundo semestre de 2014, após ter comprovado "uma ameaça terrorista séria", e acelerou a destruição de células jihadistas.

Em meados de dezembro, sete pessoas foram presas na Espanha e no Marrocos durante uma investigação sobre o recrutamento de mulheres para serem enviadas à Síria e ao Iraque.

Entre 1.500 e 2.000 marroquinos se uniram recentemente às linhas de grupos como o EI, segundo dados oficiais, e as autoridade de Rabat temem que voltem ao reino para cometer ataques.

O Marrocos modificou sua legislação antiterrorista em setembro e, desde então, foram impostas 30 condenações, a maioria entre dois e cinco anos de prisão.

Últimas notícias