África

Corpo de francês decapitado por jihadistas na Argélia é encontrado

Hervé Gourdel, guia de montanha de 55 anos e originário do sul da França, foi sequestrado em 21 de setembro no centro do maciço de Djurdjura pelo Jund al-Khilafa

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 15/01/2015 às 12:18
Leitura:

O corpo do turista francês Hervé Gourdel foi encontrado pelo exército nigeriano perto do local onde foi sequestrado e decapitado em setembro por um grupo jihadista, anunciaram à AFP fontes da segurança.

Após mais de três meses de buscas, o corpo foi encontrado sem a cabeça na montanha de Akbil, 160 km ao sudeste de Argel, onde o guia de montanha foi sequestrado pelo grupo Jund al-Khilafa ("Os soldados do califado"), segundo as fontes.

O exército mobilizou 3.000 soldados no combate ao Jund al-Khilafa após a execução do refém francês.

Na quarta-feira, foram relançadas as buscas pelo corpo nas localidades vizinhas de Abu Yussef e Akbil após informações fornecidas por um islamita armado.

As buscas foram conduzidas por uma unidade de elite especializada na luta antiterrorista, com o apoio de uma brigada de cães.

Hervé Gourdel, guia de montanha de 55 anos e originário do sul da França, foi sequestrado em 21 de setembro no centro do maciço de Djurdjura pelo Jund al-Khilafa que afirmou ter executado em represália ao envolvimento da França nos ataques contra o grupo jihadista Estado Islâmico no Iraque.

Em 22 de dezembro, o exército matou em Issers (65 km a leste de Argel) o líder do Jund al-Khilafa, Abdelmalek Gouri, que havia reivindicado a execução de Hervé Gourdel.

Últimas notícias