Espaço

Encontrada em Marte nave espacial britânica perdida desde 2003

Sonda precisava se implantar completamente depois de aterrissar para entrar em funcionamento

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 16/01/2015 às 9:45
Foto: AFP
Sonda precisava se implantar completamente depois de aterrissar para entrar em funcionamento - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A sonda espacial britânica Beagle 2, que estava perdida desde 2003, foi encontrada em Marte por um satélite da Nasa que orbita em torno do planeta vermelho, confirmou nesta sexta-feira (16) a Agência espacial do Reino Unido.

O Beagle-2 "foi encontrado parcialmente implantado na superfície do planeta, acabando com o mistério sobre o que ocorreu com a missão há mais de uma década", disse a agência em um comunicado.

A descoberta demonstra que "a sequência de entada, descida e aterrissagem do Beagle 2 funcionou e a sonda pousou com êxito em Marte no Natal de 2003", acrescentou a agência sobre esta nave batizada em homenagem ao barco "Beagle" com o qual o pai da teoria da evolução, Charles Darwin, fez suas pesquisas.

A nave precisava se implantar completamente depois de aterrissar para entrar em funcionamento, já que era necessária a abertura total dos painéis solares para expor a antena RF, que iria transmitir os dados e receber os comandos a partir da Terra.

"Infelizmente, devido à implantação parcial", lamentou a agência, "não será possível ressuscitar a Beagle 2 e recuperar os dados" da sonda. A nave foi uma ambiciosa colaboração entre a indústria, as universidades britânicas e a Agência Espacial Europeia.

O diretor deste organismo europeu, Jean-Jacques Dordain, comemorou nesta sexta-feira a descoberta. "O que foi encarado há 11 anos como um fracasso por fim não foi um fracasso total. Ao menos houve uma aterrissagem em Marte", considerou Dordain.

Últimas notícias