Fim

Evo Morales pede que Obama suspenda bloqueio a Cuba

A informação foi confirmada em coletiva de imprensa na Costa Rica

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 29/01/2015 às 17:36
R Zconeta/ ABI
A informação foi confirmada em coletiva de imprensa na Costa Rica - FOTO: R Zconeta/ ABI
Leitura:

O presidente boliviano, Evo Morales, pediu, nesta quinta-feira (29), que o presidente americano, Barack Obama, suspenda o embargo sobre Cuba e devolva à ilha o território de Guantánamo. A informação foi confirmada em coletiva de imprensa na Costa Rica, durante a III Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

"A aproximação de Washington e Havana é uma resposta ao reconhecimento de que o resto dos países do continente estavam investindo na ilha caribenha e (os Estados Unidos) não queriam ficar de fora", disse Morales.

"Tomara que Obama vá à Cúpula das Américas no Panamá e suspenda o bloqueio econômico (contra Cuba). Tomara que vá ao Panamá devolvendo Guantánamo e fechando essa prisão. Aí sim vamos ver que está em posição de mudar suas relações com Cuba e com a Venezuela", afirmou o governante boliviano, que em dezembro iniciou seu terceiro mandato.

Morales foi questionado sobre a visita do papa Francisco neste ano à Bolívia. Para o presidente, trata-se de uma missão pastoral para a promoção da fé. "Eu entendo que o papa vem aprofundar a fé religiosa, para isso o convidamos", afirmou Morales negando as declarações atribuídas a autoridades chilenas de que a Bolívia quer utilizar a visita do pontífice para promover sua posição na disputa com o Chile por uma saída ao mar.

"Se o Chile tem medo (da visita papal) é problema dele", manifestou o presidente boliviano.

Últimas notícias