Segurança

Uber vai lançar 'botão de pânico' na Índia após alegação de estupro

Aplicativo utilizado por taxistas foi alvo de denúncias de pessoas que alegaram terem sido vítimas de estupro

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 09/02/2015 às 13:08
Foto: ELIOT BLONDET / AFP
Aplicativo utilizado por taxistas foi alvo de denúncias de pessoas que alegaram terem sido vítimas de estupro - FOTO: Foto: ELIOT BLONDET / AFP
Leitura:

Depois da alegação de estupro de uma passageira em Nova Déli, na Índia, o Uber, aplicativo de celular que conecta passageiros e motoristas particulares, vai lançar um "botão de pânico" e outros recursos de segurança para seus usuários no país asiático.

Segundo post no blog da empresa, os passageiros poderão, a partir de quarta-feira (11), acionar a polícia local pressionando um botão de emergência dentro do aplicativo, caso algo de errado aconteça durante a viagem.

O Uber também disse que uma equipe criada para tais ocasiões receberá o chamado e estará disponível para ajudar as autoridades.

Além disso, um recurso de "rede de segurança" permitirá aos usuários compartilhar detalhes de suas corridas e localização em tempo real com até 5 amigos ou familiares.

Uma porta-voz da empresa sediada em San Francisco, nos EUA, disse à agência de notícias France Presse que as iniciativas eram "específicas para a Índia".

No mês passado, uma passageira disse ter sido estuprada por um motorista em dezembro. Ela entrou com um processo contra o Uber, alegando que o serviço não fazia o bastante para manter seus usuários protegidos.

Para o Uber, "botões de pânico" físicos causariam "confusão" aos passageiros, já que seus motoristas são independentes e podem trabalhar para outras plataformas.

A empresa, no entanto, não rechaça completamente a ideia -desde que haja apenas um botão do tipo nos carros, os motoristas sejam encarregados de instalá-los e alertem a polícia diretamente.

Últimas notícias