Conflito

Afeganistão pode tornar-se refúgio para Estado Islâmico, diz ex-agente da CIA

Talibãs afegãos não seriam capazes de rejeitar os seus aliados entre as forças talibãs paquistanesas ou outros extremistas se esses pedissem refúgio

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 11/02/2015 às 8:05
Foto: AFP
Talibãs afegãos não seriam capazes de rejeitar os seus aliados entre as forças talibãs paquistanesas ou outros extremistas se esses pedissem refúgio - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O Afeganistão corre o risco de se tornar um santuário para extremistas islâmicos, no momento em que o Ocidente retira tropas e foca a atenção em outras partes do mundo, alertou um ex-agente da CIA, a agência central de inteligência norte-americana.

O país pode até tornar-se um abrigo para os jihadistas do Estado Islâmico, que agora travam guerras na Síria e no Iraque, disse Robert Grenier, ex-diretor da representação da CIA em Islamabad e autor de um novo livro. Suas memórias, contadas em 88 Days to Kandahar, mostram a experiência durante as operações para derrubar o regime talibã no Afeganistão em 2001, depois dos ataques de 11 de setembro.

"Diria que o risco de o Afeganistão se tornar um abrigo é maior do que era antes do 11 de setembro", disse Grenier.

Os talibãs afegãos não seriam capazes de rejeitar os seus aliados entre as forças talibãs paquistanesas ou outros extremistas - como o Estado Islâmico - se esses pedissem refúgio, afirmou.

De acordo com Grenier, os talibãs tendem a ter uma visão em preto e branco: "São guiados pelo Islã ou não?", perguntou.

"Não vão virar as costas a pessoas que estão ideologicamente alinhadas com eles, nem a outros países". Grenier também não acredita que virem as costas a terroristas internacionais, se eles voltarem à região em número significativo, com receio do que poderá acontecer se as suas fortunas desaparecerem.

Últimas notícias