Conflito

Conselho de Segurança da ONU aprova resolução para cortar financiamento do grupo Estado Islâmico

Estes grupos que operam na Síria e no Iraque obtêm milhões de dólares do contrabando de petróleo, do tráfico de antiguidades e dos resgates por sequestros

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 12/02/2015 às 15:41
Foto: AL-FURQAN MEDIA / AFP
Estes grupos que operam na Síria e no Iraque obtêm milhões de dólares do contrabando de petróleo, do tráfico de antiguidades e dos resgates por sequestros - FOTO: Foto: AL-FURQAN MEDIA / AFP
Leitura:

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta quinta-feira por unanimidade uma resolução que busca bloquear o financiamento dos grupos jihadistas, entre eles o Estado Islâmico (EI).

Estes grupos que operam na Síria e no Iraque obtêm milhões de dólares do contrabando de petróleo, do tráfico de antiguidades e dos resgates por sequestros.

O texto, apresentado por iniciativa da Rússia, aliada de Damasco, foi copatrocinado por 37 países, entre eles os principais protagonistas do conflito sírio  (Síria, Estados Unidos, Reino Unido, França, Iraque, Irã e Jordânia, entre outros).

A resolução pede aos Estados que congelem os bens desses grupos que combatem o regime sírio, que não comercializem direta ou indiretamente com eles e que controlem o tráfego de caminhões que passam, principalmente através da fronteira turca.

A resolução estende à Síria a proibição de comercializar bens culturais roubados, que já se aplicava ao Iraque.

Os rendimentos do EI já diminuíram em consequência dos bombardeios da coalizão anti-jihadista, que destruíram refinarias e, principalmente, por causa da queda do preço do petróleo.

Últimas notícias