Atentado

Polícia da Dinamarca foi avisada de tendência extremista de autor de atentados

El Hussein foi libertado duas semanas antes dos atentados do último sábado (14)

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 17/02/2015 às 20:30
Foto: CLAUS BJORN LARSEN / AFP
El Hussein foi libertado duas semanas antes dos atentados do último sábado (14) - FOTO: Foto: CLAUS BJORN LARSEN / AFP
Leitura:

O serviço dinamarquês de Segurança e Inteligência (PET) reconheceu hoje (17), em nota, que foi alertado sobre o risco de que o jovem Omar Abdel Hamid El Hussein, suposto autor dos atentados de Copenhague, tivesse adquirido tendências extremistas durante período em que ficou preso.

O Serviço Prisional Dinamarquês (Kriminalforsorgen) relatou ao PET, em setembro do ano passado, que o infrator de 22 anos apresentava indícios de atitudes extremistas enquanto cumpria pena de dois anos por esfaqueamento. El Hussein foi libertado duas semanas antes dos atentados do último sábado (14).

O chefe da inteligência dinamarquesa, Jens Madesen, confirmou, no domingo (15), que o jovem estava no radar da polícia. Mas, na nota, o PET afirma que “não tinha razão para acreditar que o infrator estava planejamento ataques”. Políticos dinamarqueses do Venstre, partido liberal de esquerda, pediram uma investigação mais aprofundada para saber se a polícia e o serviço de inteligência poderiam ter evitado os atentados.

Filho de palestinos, El Hussein nasceu em Copenhague. Ele foi morto no domingo pela polícia, após perseguição no distrito de Norrebro, a noroeste da capital.

Em entrevista hoje a uma agência internacional, o artista e cartunista sueco Lars Vilks, de 68 anos, disse que a polícia dinamarquesa subestimou o aumento da ameaça terrorista desde o ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris, em janeiro. Ele declarou que a segurança do café, em Osterbro, onde aconteceu o evento Arte, Blasfêmia e Liberdade de Expressão não foi reforçada e que a polícia deveria estar mais bem armada.

Vilks, que já tinha sido ameaçado de morte várias vezes pela autoria de uma caricatura que retrata o profeta Maomé como um cachorro, participava do evento no momento em que o jovem entrou no café atirando contra os presentes. Ele tinha proteção de policiais que faziam sua guarda pessoal. O cineasta dinamarquês Finn Noorgard, de 55 anos, morreu na hora, e três policiais ficaram feridos.

Cerca de oito horas depois, novos tiros foram registrados em frente à principal sinagoga de Copenhague, em Krystalgade. O segurança da sinagoga, Dan Uzan, 37 anos, morreu, e dois policiais ficaram feridos.

Últimas notícias