Conflito

Exército ucraniano retira parte de suas tropas cercadas en Debaltsev

Ofensiva rebelde aconteceu apesar da entrada em vigor de uma trégua no leste da Ucrânia

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 18/02/2015 às 9:16
Foto: AFP
Ofensiva rebelde aconteceu apesar da entrada em vigor de uma trégua no leste da Ucrânia - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O exército ucraniano está retirando parte de suas tropas cercadas em Debaltsev após a ofensiva dos separatistas pró-Rússia nesta cidade estratégica do leste da Ucrânia, anunciou à AFP uma fonte do governo de Kiev.

"Estamos retirando algumas de nossas unidades", disse Ilia Kiva, subchefe da polícia regional, ao mesmo tempo que destacou que os ucranianos não abandonaram a cidade. "Os combates nas ruas continuam. Aconteceu uma pequena batalha de tanques", completou.

"Uma parte das tropsa ucranianas continua em Debaltsev, onde realiza uma operação especial", afirmou à AFP um porta-voz militar, Vladislav Seleznev.

As autoridades ucranianas pediram ao Ocidente uma resposta "severa" contra a Rússia pela entrada dos rebeldes pró-Rússia em Debaltsev, que fica entre as cidades de Donetsk e de Lugansk.

A ofensiva rebelde aconteceu apesar da entrada em vigor de uma trégua no leste da Ucrânia, anunciada na semana passada por Ucrânia, Rússia, Alemanha e França. Kiev e os países ocidentais acusa, a Rússia de armar os rebeldes e de ter enviado tropas a Ucrânia, mas Moscou nega.

Últimas notícias