Saúde

'Nano-drones' podem combater colesterol no sangue, diz estudo

Até o momento, este tratamento só foi aprovado em ratos

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 18/02/2015 às 20:20
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Até o momento, este tratamento só foi aprovado em ratos - FOTO: Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Leitura:

Nanopartículas que agem como um tipo de drone em miniatura poderiam eliminar as placas de colesterol acumulado nas artérias, segundo estudo médico divulgado por cientistas nesta quarta-feira.

Até o momento, este tratamento só foi aprovado em ratos, destacou o estudo publicado na revista especializada Science Translational Medicine de 18 de fevereiro.

Ainda faltam experiências para fazer, mas os médicos estão entusiasmados com esta possível alternativa para combater a arteriosclerose - obstrução de artérias por acúmulo de gordura -, uma das primeiras causas de morte nos Estados Unidos e outros países desenvolvidos.

"Este é o primeiro exemplo de uma tecnologia específica que usa nanopartículas para reduzir a arteriosclerose em um modelo animal", disse Omid Farokhzad, professor da escola de medicina da Universidade de Harvard e um dos autores do estudo.

"Depois de anos de pesquisas e colaborações, pudemos usar a nanotecnologia para curar inflamações e remodelar e estabilizar as placas em um modelo de arteriosclerose avançada", acrescentou.

Neste caso em particular, os cientistas usaram nano-medicamentos para levar o medicamento aos locais onde se formaram as placas.

Um grupo de ratos que estavam com as artérias endurecidas por causa de uma arteriosclerose avançada foi submetido durante cinco semanas a este tratamento inovador com nano-drogas, enquanto outro grupo de roedores não foi tratado.

Entre os ratos que receberam o tratamento, "os danos nas artérias foram reparados significativamente e as placas se estabilizaram", constatou o estudo.

No entanto, os cientistas desconhecem até que ponto seria eficaz este tratamento em humanos e as experiências neste sentido podem levar anos antes de começar.


Últimas notícias