Investigação

Assessor de Direitos Humanos de Putin quer se reunir com suspeito da morte de Nemtsov

O conselheiro declarou, no entanto, que espera a autorização do Comitê de Investigação russo, encarregado da investigação sobre o assassinato de Nemtsov, para poder realizar esta visita

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 12/03/2015 às 16:45
Foto: DMITRY SEREBRYAKOV / AFP
O conselheiro declarou, no entanto, que espera a autorização do Comitê de Investigação russo, encarregado da investigação sobre o assassinato de Nemtsov, para poder realizar esta visita - FOTO: Foto: DMITRY SEREBRYAKOV / AFP
Leitura:

O conselheiro de direitos humanos do presidente russo, Mikhail Fedotov, anunciou nesta quinta-feira sua intenção de visitar na prisão o principal suspeito do assassinato do opositor russo Boris Nemtsov, que clama sua inocência e diz ter sido torturado.

"Entramos em acordo para ir amanhã (sexta-feira) pela manhã" à prisão de Moscou de Lefortovo onde Zaur Dadayev está detido, declarou Mikhail Fedotov em uma coletiva de imprensa.

O conselheiro declarou, no entanto, que espera a autorização do Comitê de Investigação russo, encarregado da investigação sobre o assassinato de Nemtsov, para poder realizar esta visita.

De nacionalidade russa, o checheno Dadayev, de 31 anos, segundo a imprensa russa, afirmou que sua confissão havia sido extraída sob tortura, segundo um membro do Conselho consultivo para os direitos humanos do Kremlin, Andrei Babushkin, e uma jornalista de uma publicação popular, Eva Merkacheva.

Babushkin tornou públicas suas declarações na quarta-feira, e pediu que os investigadores verifiquem os supostos atos de tortura.

O Comitê de Investigação também advertiu contra a "ingerência inadmissível" dos defensores dos direitos humanos, e seus investigadores interrogaram na quarta-feira Andrei Babushkin como testemunha no caso.

Boris Nemtsov, de 55 anos, foi morto a tiros perto do Kremlin no dia 27 de fevereiro.

Últimas notícias