Controle

Espanha prende quatro supostos jihadistas

Entre os detidos estão dois menores de 16 anos que estavam preparando a viagem iminente para a Síria através do Marrocos

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 31/03/2015 às 9:06
Leitura:

O governo da Espanha anunciou nesta terça-feira a detenção de um casal de marroquinos vinculados com as redes jihadistas e seus dois filhos gêmeos de 16 anos, que pretendiam viajar para a Síria. A guarda civil prendeu durante a madrugada em Badalona (Barcelona) quatro pessoas relacionadas com o envio de jihadistas à Síria, afirma um comunicado do ministério do Interior.

"Entre os detidos estão dois menores de 16 anos que estavam preparando a viagem iminente para a Síria através do Marrocos", completa a nota oficial. O ministério informou posteriormente que os outros dois detidos são os pais dos jovens.

Os dois irmãos estavam sob vigilância desde a viagem para a Síria de outro irmão, que faleceu em 2014, e que autoridades acreditam que teria lutado ao lado de grupos vinculados ao Daesh (acrônimo em árabe do grupo Estado Islâmico), destaca o comunicado. Eles deixaram a escola pública e estavam em Tetuan (Marrocos), "imersos em um processo de radicalização".

"Eles viajariam para a zona de conflito Síria-Iraque com pleno conhecimento da família, em especial da mãe", segundo o ministério. As forças de segurança espanholas desmantelaram nos últimos meses várias células de recrutamento de voluntários para o EI na Síria e Iraque, especialmente nos territórios de Melilla e Ceuta, únicas fronteiras terrestres entre a Europa e a África.

Últimas notícias