Popularidade

Obama é mais popular que os Castro em Cuba, afirma pesquisa

Entrevista foi realizada sem a autorização das autoridades em Havana

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 08/04/2015 às 21:25
Foto: Yamil Lage / AFP
Entrevista foi realizada sem a autorização das autoridades em Havana - FOTO: Foto: Yamil Lage / AFP
Leitura:

A grande maioria dos cubanos avalia que a aproximação com os Estados Unidos trará benefícios, revela uma pesquisa realizada em segredo na Ilha e divulgada nesta quarta-feira (8) em Miami, que também aponta que Barack Obama é mais popular que Raúl e Fidel Castro.

Segundo a pesquisa, 80% dos entrevistados têm uma opinião positiva de Barack Obama, contra 47% para Raúl Castro e 44% para Fidel.

Para 97% dos cubanos, a normalização das relações entre Washington e Havana - um processo iniciado em dezembro passado - será benéfica para Cuba, destaca a pesquisa realizada pelo instituto Bendixen & Amandi International para a rede de televisão Univision e o jornal The Washington Post.

A sondagem ouviu 1.200 cubanos residentes na Ilha no mês de março, sem a autorização das autoridades em Havana. 

Entre os entrevistados, 58% acreditam que a aproximação entre Washington e Havana favorece mais a Cuba, e 64% acreditam que a decisão provocará mudanças no sistema econômico, mas apenas 37% acreditam que isto promoverá mudanças políticas na Ilha.

Nada menos que 96% dos cubanos querem o fim do embargo na Ilha.

A sondagem revela ainda que 79% da população está insatisfeita com o atual sistema econômico e 58% têm uma opinião desfavorável sobre o Partido Comunista.

Apesar de 73% dos entrevistados manifestarem otimismo sobre o futuro, 55% manifestaram seu desejo de morar em outro país.

Últimas notícias