Diplomacia

Presidente da Coreia do Sul adia viagem aos EUA após mortes provocadas por coronavírus

Adiamento foi causado pelo aumento do número de mortes provocada pelo coronavírus MERS

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 10/06/2015 às 7:35
Foto: Kim Hong-Ji / POOL / AFP
Adiamento foi causado pelo aumento do número de mortes provocada pelo coronavírus MERS - FOTO: Foto: Kim Hong-Ji / POOL / AFP
Leitura:

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, adiou a visita aos Estados Unidos depois que o balanço de mortes provocada pelo coronavírus MERS subiu a nove nesta quarta-feira, após o falecimento de dois pacientes.

"A presidente Park decidiu adiar a viagem aos Estados Unidos para ajudar a acabar com a epidemia de MERS e tratar da segurança pública", afirmou o porta-voz Kim Sung-Woo. As autoridades sul-coreanas informaram nesta quarta-feira que o coronavírus MERS já matou nove pessoas no país, após o falecimento de dois idosos. 

Segundo o ministério da Saúde, foram registrados 13 novos casos de MERS, o que eleva o total de infectados na Coreia do Sul a 108. As duas últimas mortes correspondem a uma mulher de 75 anos e a um homem de 62, que foram infectados no hospital Samsung, o grande centro médico do sul de Seul, onde ocorreu o maior número de contágios. 

Este é o maior foco da doença fora da Arábia Saudita, mas as autoridades afirmam que todos os contágios aconteceram em centros médicos e a epidemia não se expandiu para fora dos centros hospitalares.  As autoridades garantem que todas as vítimas fatais do coronavírus já sofriam de outros problemas de saúde, inclusive cardíacos.

O primeiro caso de MERS na Coreia do Sul foi detectado no dia 20 de maio, e gerou grande preocupação no país. Segundo o boletim mais recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), publicado na quinta-feira, o MERS já matou 442 pessoas, a maioria na Arábia Saudita.

Este vírus é considerado uma variante mais letal e menos contagiosa da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, sigla em inglês) que matou centenas de pessoas desde que foi detectado na Ásia, em  2003. Não há vacina contra o coronavírus MERS, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem uma taxa de mortalidade de 35%.

Últimas notícias