Conflito

Israel expulsa ex-presidente tunisiano por tentativa de romper bloqueio a Gaza

País impôs um bloqueio terrestre, aéreo e marítimo da Faixa de Gaza em junho de 2006

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 30/06/2015 às 9:48
Foto: AFP
País impôs um bloqueio terrestre, aéreo e marítimo da Faixa de Gaza em junho de 2006 - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

As autoridades israelenses expulsaram nesta terça-feira o ex-presidente tunisiano Moncef Marzuki e a eurodeputada espanhola Ana Miranda, depois da interceptação do barco no qual viajavam e que tentava romper o bloqueio de Israel sobre Gaza.

"O (ex) presidente tunisiano e a deputada espanhola decolaram esta manhã. Outras 14 pessoas estão no trâmite de expulsão", disse a porta-voz do departamento israelense de imigração.  A Marinha israelense interceptou na segunda-feira o navio "Marianne" e escoltou a embarcação até o porto de Ashdod, ao norte de Gaza. Os outros três barcos da "Flotilha da Liberdade III" seguiram para portos gregos.

Dezesseis estrangeiros viajavam a bordo do barco com dois israelenses, o deputado árabe-israelense Basel Ghatas e um jornalista. Estes últimos foram liberados, mas Ghatas ainda pode sofrer algum tipo de punição. "No fim, a Flotilha da Liberdade III alcançou o objetivo principal, chamar a atenção local e mundial sobre a crise humanitária em Gaza, resultado do cerco imposto por Israel", declarou Ghatas.

Ao interceptar o "Marianne", Israel convidou "militantes do mundo inteiro a enviar flotilha após flotilha, até o fim do bloqueio", completou.  Há cinco anos, um ataque das forças israelenses contra um barco de outra flotilha internacional matou 10 ativistas turcos.  

Israel impôs um bloqueio terrestre, aéreo e marítimo da Faixa de Gaza em junho de 2006, após o sequestro de um soldado pelo Hamas, e reforçou a medida depois que o movimento islamita assumiu o poder no território em 2007. 

Últimas notícias