Europa

''Não'' lidera as pesquisas do referendo na Grécia

Referendo sobre as propostas do credores do país acontece no domingo

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 01/07/2015 às 7:56
Foto: AFP
Referendo sobre as propostas do credores do país acontece no domingo - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira mostra que 46% dos gregos pretendem votar "Não" no referendo de domingo sobre as propostas do credores do país (UE, BCE, FMI), mas o percentual registrou queda nos últimos dias. A pesquisa do instituto Prorata para o Diário dos Redatores foi realizado entre domingo e terça-feira, depois que o gl defendeoverno anunciou o referendo de 5 de julho, no qua o voto "Não", e um controle de capitais.

Entre as pessoas entrevistadas depois da entrada em vigor do controle de capitais, pelo qual os correntistas podem sacar apenas 60 euros por dia do banco, o "Não" registra índice de 46%.

A pesquisa mostra que 37% das pessoas pretendem votar "Sim" e 17% estão indecisas. No domingo passado, antes o anúncio do fechamento dos bancos (de 29 de junho a 6 de julho), o apoio ao "Não" era de 57%, contra um índice de 30% para o "Sim" e 5% de indecisos, segundo o mesmo instituto.

As duas sondagens entrevistaram 1.200 pessoas por telefone. Na segunda-feira, 13.000 pessoas defenderam o "Não" em um protesto no centro de Atenas, em apoio ao governo. No dia seguinte, 20.000 pessoas expressaram apoio ao "Sim" no mesmo local.

Últimas notícias