Grécia

Referendo grego desrespeita normas do Conselho da Europa, diz porta-voz

Primeiro-ministro grego convocou com nove dias de antecedência um referendo para decidir sobre a proposta dos credores europeus

Da ABr
Cadastrado por
Da ABr
Publicado em 01/07/2015 às 12:53
Foto: AFP
Primeiro-ministro grego convocou com nove dias de antecedência um referendo para decidir sobre a proposta dos credores europeus - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O Conselho da Europa avaliou nesta quarta-feira (1º) que o referendo marcado para domingo (5) na Grécia desrespeita os padrões da instituição para consultas populares, especificamente por causa do curto prazo em que foi marcado.

“É evidente que o prazo é curto para os nossos padrões”, disse à AFP o porta-voz da instituição Daniel Holtgen. Os padrões referidos correspondem às recomendações da Comissão de Veneza, órgão jurídico do conselho, esclareceu.

"Os eleitores devem saber quais são as perguntas com pelo menos duas semanas de antecedência, o que não foi o caso”, disse Daniel Holtgen. Outro ponto destacado é a necessidade de as questões colocadas no referendo “serem muito claras e compreensíveis”, o que o Conselho da Europa considera não ocorrer no caso da Grécia.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, convocou com nove dias de antecedência – 24 de junho para o próximo domingo – um referendo para decidir sobre a proposta dos credores europeus.

O programa de assistência à Grécia expirou na terça-feira (30), dia em que Atenas deixou de pagar uma parcela da dívida com o Fundo Monetário Internacional. Ontem, o primeiro-ministro enviou novas propostas para a análise dos credores, que se reuniram no mesmo dia e hoje retomam a avaliação dos documentos por meio de uma teleconferência.

O Conselho da Europa é uma instituição de defesa dos direitos humanos, com sede em Estrasburgo (França), e integra 47 Estados-Membros, incluindo todos os da União Europeia.

Últimas notícias