Prisão

Nigéria prende um dos principais comandantes do Boko Haram

O Departamento de Segurança do Estado (DSS) informou em um comunicado que prendeu, entre julho e agosto, Usman Shuiabu, conhecido como Money

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 30/08/2015 às 13:40
Leitura:

O serviço de inteligência nigeriano anunciou neste domingo a prisão de homens suspeitos de serem líderes do Boko Haram, incluindo um dos principais comandantes do grupo islamita, que estariam ligados a vários atentados suicidas. 

O Departamento de Segurança do Estado (DSS) informou em um comunicado que prendeu, entre julho e agosto, Usman Shuiabu, conhecido como Money, e outros importantes membros do grupo extremista nos estados de Lagos, Kano, Plateau, Enugu e Gombe.

"Deve-se notar em particular a prisão em 8 de julho de 2015, no estado de Gombe (nordeste), dos líderes da coordenação e execução dos atentados suicidas em Potiskum, Kano, Zaria e Jos", acrescentou o DSS.   

"Shuaibu confessou ser o líder de uma equipe de nove membros da seita responsável por realizar ataques suicidas. Ele revelou que quatro dos nove foram utilizados como homens-bomba", segundo o comunicado. 

O DSS afirma ainda que a prisão de Shuaibu e outros líderes desta célula freou os atentados do grupo islamita.

Nas últimas semanas, o Boko Haram realizou ataques ao longo da fronteira da Nigéria, em Camarões e Chade.

A insurgência do Boko Haram e sua repressão pelo exército mataram mais de 15.000 pessoas na Nigéria desde 2009, principalmente no norte, de maioria muçulmana.

Uma força multinacional de intervenção conjunta (MNJTF), à qual devem participar Nigéria, Níger, Chade, Camarões e Benin, foi criada para lutar contra o Boko Haram. Ela deve ter 8.700 homens e ser implantada em breve.

Últimas notícias