CHUVAS

Inundações no Japão deixam doze desaparecidos e centenas de ilhados

Ao menos 100 mil pessoas na região receberam ordens para abandonar suas casas

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 11/09/2015 às 8:49
Foto: JIJI PRESS / AFP
Ao menos 100 mil pessoas na região receberam ordens para abandonar suas casas - FOTO: Foto: JIJI PRESS / AFP
Leitura:

As equipes de resgate tentavam socorrer na manhã desta sexta-feira (11) centenas de pessoas ilhadas desde a véspera na cidade japonesa de Joso, devido ao transbordamento de um rio provocado pelas chuvas torrenciais que caem na região, que também deixaram 12 desaparecidos.

Helicópteros dos bombeiros, polícia, Exército e das redes de TV sobrevoavam o rio Kinugawa, que inundou na quinta-feira (10) parte de Joso, cidade de 65 mil habitantes situada 60 km ao norte de Tóquio.

As autoridades mobilizaram cerca de 2 mil soldados, policiais e bombeiros na manhã desta sexta, que se somaram aos 500 socorristas que trabalharam durante a noite, informou a rede de televisão estatal NHK.

"Ao menos 12 pessoas continuam desaparecidas na manhã desta sexta-feira, e outras sete estão feridas", declarou à AFP um funcionário da prefeitura de Ibaraki, Hiroaki Tachi.

"Nos esforçamos ao máximo para salvar as pessoas", disse Tachi, que pediu à população para não baixar a guarda.

Em Kanuma, localidade ao norte de Joso, uma mulher morreu ao ser arrastada por um deslizamento de terra, revelou Tachi.

As TVs japonesas mostraram imagens da cidade de Joso sob as águas, com dezenas de pessoas sendo resgatadas por barcos do Exército após ficarem ilhadas em um shopping.

Na noite de quinta-feira (10), a polícia informou que ao menos 690 pessoas aguardavam resgate, e este número ainda não foi atualizado.

Ao menos 100 mil pessoas na região receberam ordens para abandonar suas casas diante das fortes chuvas, que já pararam de cair em Tóquio, mas seguem atingindo com força a região de Tohoku (nordeste), segundo a Agência Nacional de Meteorologia.

O alerta de inundação no mais alto nível permanece em vigor em diversas regiões, inclusive na zona atingida pelo tsunami de 11 de março de 2011.

O tufão Etau, que atingiu o Japão na quarta-feira (10), se deslocou para o Mar do Japão, mas as chuvas intensas persistem no arquipélago.

Últimas notícias