Crise Migratória

John Kerry diz que imigração é o 'DNA dos EUA'

O chefe da diplomacia americana anunciou há três semanas que o seu país vai receber 85.000 refugiados, incluindo 10.000 sírios

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 09/10/2015 às 20:49
Foto: Glen Johnson/ US Department Of State
O chefe da diplomacia americana anunciou há três semanas que o seu país vai receber 85.000 refugiados, incluindo 10.000 sírios - FOTO: Foto: Glen Johnson/ US Department Of State
Leitura:

A imigração está "no DNA dos Estados Unidos", um país construído graças à chegada de ondas de estrangeiros, considerou nesta sexta-feira o secretário de Estado americano, John Kerry.

O chefe da diplomacia americana anunciou há três semanas que o seu país vai receber 85.000 refugiados, incluindo 10.000 sírios, até outubro de 2016 ante a grave crise migratória que atinge a Europa.

O número deverá aumentar para 100.000 no outono de 2017.

"Em sua história, o povo americano acolheu aqueles que precisaram de proteção urgente. Isso é parte do que somos, é o DNA da América", disse Kerry em uma cerimônia no Departamento de Estado sobre as diásporas do mundo.

"É assim que a maioria chegou aqui (...) Os imigrantes construíram os Estados Unidos", lembrou o secretário de Estado, referindo-se às sucessivas ondas migratórias desde o século XVII.

Kerry também aludiu à imigração ilegal, atualmente um tema debatido nos Estados Unidos por causa das declarações do republicano Donald Trump com a proximidade  das eleições de 2016.

"É divertido (ver) que tantas pessoas parecem não compreender ou não respeitar a nossa própria história. É justamente o direito de ser diferente, em termos de origem, raça, cultura, língua, o que une os americanos como um povo", disse ele.

Últimas notícias