Conflito

EUA e Rússia só concordam em evitar colisões de avião, diz Obama

Os EUA criticam a intervenção militar russa na Síria pelo apoio dado às forças do ditador Bashar al-Assad e pelos ataques aos rebeldes apoiados pelo Ocidente

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 16/10/2015 às 20:24
Foto: Bob Nichols/ U.S. Department of Agriculture
Os EUA criticam a intervenção militar russa na Síria pelo apoio dado às forças do ditador Bashar al-Assad e pelos ataques aos rebeldes apoiados pelo Ocidente - FOTO: Foto: Bob Nichols/ U.S. Department of Agriculture
Leitura:

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (16) que o único ponto em que os americanos e os russos fecharam um acordo na Síria é sobre como evitar colisões aéreas de seus aviões militares.

Os EUA criticam a intervenção militar russa na Síria pelo apoio dado às forças do ditador Bashar al-Assad e pelos ataques aos rebeldes apoiados pelo Ocidente. A coalizão ocidental prioriza ataques contra a milícia radical Estado Islâmico.

"O único entendimento que temos com a Rússia é em como mudar de trajetória caso nossos aviões e os aviões deles ocupem espaços similares no espaço aéreo sírio. Chegamos a alguns entendimentos e canais de comunicação."

Em entrevista após reunião com a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, Obama disse que os dois países diferem em suas estratégias de guerra e nas formas de conseguir a paz no país árabe.

"O presidente [russo, Vladimir] Putin acredita que, se ele continuar a fazer o que vem fazendo nos últimos cinco anos, que é dar apoio ao regime de Assad, o problema será resolvido."

Para ele, é necessário continuar a luta contra o Estado Islâmico, mas a guerra só terá fim com solução política. "Espero que a Rússia comece a perceber que não vão ser capazes de bombardear o caminho para a paz dentro na Síria."

OPERAÇÃO

A Rússia começou sua operação militar na Síria em 30 de setembro. Os primeiros alvos foram rebeldes contra o regime de Bashar al-Assad e a Frente al-Nusra, milícia contrária ao ditador que é filial da rede terrorista Al Qaeda.

Em 8 de outubro, Moscou disparou mísseis de navios ancorados no mar Cáspio. Os foguetes passaram por Irã e Iraque antes de atingir áreas dominadas pelo Estado Islâmico na Síria.

A operação russa deu força ao Exército sírio em terra. Nesta semana, as tropas do regime de Assad receberam reforço maior da Guarda Revolucionária iraniana e do grupo radical libanês Hizbullah, que já atuavam no conflito, para atacar seus opositores.

Últimas notícias