Espionagem

WikiLeaks revela e-mails do diretor da CIA quando estava na Casa Branca

As análises preliminares do conteúdo revelado não sugeriram haver informação sensível

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 21/10/2015 às 20:29
Foto: Cumbre Panamá
As análises preliminares do conteúdo revelado não sugeriram haver informação sensível - FOTO: Foto: Cumbre Panamá
Leitura:

O WikiLeaks, organização que vazou documentos sigilosos do governo americano e de outros países, revelou, nesta quarta-feira (21), uma série de e-mails do atual diretor da CIA, a agência de inteligência americana.

Os documentos datam de 2008, quando John Brennan era funcionário da Casa Branca, e de antes, quando ele trabalhava na iniciativa privada. Ele assumiu a CIA em 2013.

O WikiLeaks disse que esta é a primeira leva de vazamentos.

As análises preliminares do conteúdo revelado não sugeriram haver informação sensível.

Nas correspondências, segundo o WikiLeaks, Brennan faz recomendações a quem quer que assumisse a Casa Branca em 2009 para estreitar relações com o Irã.

Entre as sugestões, estão "baixar o tom da retórica" e dispensar intermediações como a da Suíça, em favor de "um diálogo direto com Teerã".

O hoje diretor da CIA também recomendava ao sucessor de George W. Bush "perseguir passos realistas e mensuráveis".

Neste ano, o presidente Barack Obama e outras potências firmaram um acordo com o Irã que prevê a redução de enriquecimento de urânio pelo país persa em troca da retirada de sanções ocidentais.

A correspondência publicada pelo WikiLeaks teria sido obtida por um estudante que supostamente conseguiu burlar o sistema da operadora Verizon para ter acesso à conta pessoal de Brennan.

Em nota, a CIA chamou a invasão de "crime", e a família Brennan de "vítima". "O ataque é algo que poderia ter acontecido com qualquer um e deveria ser condenado, não promovido", afirmou a agência, que minimizou a relevância do conteúdo.

"Na verdade, parece que são documentos que qualquer cidadão com interesses em segurança nacional e expertise poderia produzir."

Últimas notícias