VENDA

Após dez meses, batata frita volta ao cardápio do McDonald's na Venezuela

Uma porção de mandioca frita vinha sendo oferecido aos clientes no lugar da batata, sem grande sucesso

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 06/11/2015 às 8:48
Foto: divulgação
Uma porção de mandioca frita vinha sendo oferecido aos clientes no lugar da batata, sem grande sucesso - FOTO: Foto: divulgação
Leitura:

Após dez meses fora do cardápio, batatas fritas voltaram a ser vendidas no início desta semana nas lanchonetes da rede McDonald's na Venezuela.

O preço de uma batata grande fora do combo, porém, é de 800 bolívares, o equivalente a quase 10% do salário mínimo. Na cotação oficial, isso representa US$ 126. No câmbio paralelo, menos de US$ 1.

O valor em bolívares é 20% mais alto do que uma porção de mandioca frita, item que vinha sendo oferecido aos clientes no lugar da batata, sem grande sucesso.

Apesar do choque de muitos venezuelanos com o preço, a reportagem viu, na tarde desta quinta-feira (5), a praça de alimentação de um shopping do leste de Caracas cheia de pessoas comendo lanches com batata frita na característica caixinha.

"As vendas estão boas", disse a gerente da loja, que não quis se identificar.

Ela afirmou que as batatas agora são produzidas na própria Venezuela, ao contrário daquelas que eram vendidas anteriormente, importadas principalmente do Canadá.

A gerente disse que até hoje não sabe por que o produto esteve em falta por tanto tempo. A escassez foi amplamente atribuída a dificuldades de obter dólares para importar.

O governo venezuelano, que controla o câmbio e o acesso a dólares a taxa preferencial, enfrenta escassez de divisas devido a um misto de má gestão, corrupção e degringolada do preço do petróleo, do qual depende para se manter.

Mas este cenário não afetou as lojas venezuelanas do Burger King, rival do McDonald's, que continuaram servindo batata frita normalmente.

Últimas notícias