GOVERNO

Grécia vive hoje primeira greve geral sob governo de Alexis Tsipras

Mobilização foi convocada pelos principais sindicatos do país, contra medidas de austeridade

Da ABr
Cadastrado por
Da ABr
Publicado em 12/11/2015 às 8:32
Foto: AFP
Mobilização foi convocada pelos principais sindicatos do país, contra medidas de austeridade - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A Grécia vive nesta quinta-feira (12) a sua primeira greve geral sob o governo de esquerda de Alexis Tsipras, convocada pelos principais sindicatos do país contra as medidas de austeridade do terceiro resgate.

A greve afeta, como é habitual na Grécia, principalmente os serviços públicos, com paralisação de 24 horas do metrô e dos ônibus, dos barcos e dos serviços mínimos na saúde. A maioria do comércio deverá abrir normalmente.

Nos aeroportos, haverá movimento normal dos voos internacionais, mas vários cancelamentos nos domésticos, devido à adesão à greve do sindicato do pessoal da aviação civil e da companhia aérea Olympic Airways, que opera apenas no país.

Tanto os hospitais quanto as farmácias também funcionarão com serviços mínimos.

Os meios de comunicação se juntaram ao protesto. A previsão é de que apenas trabalhem os jornalistas, fotógrafos e técnicos que fizerem a cobertura da greve.

Paradoxalmente ao apelo à greve, feito pelos sindicatos dos setores público e privado, juntou-se a comissão laboral do partido governamental Syriza.

Os sindicalistas do Syriza apelaram “aos trabalhadores, aos desempregados, aos pensionistas, aos jovens e às mulheres que participem ativamente da greve geral de 24 horas”.

O deputado do Syriza Tasos Kurakis disse que a participação maciça na greve fortalece a posição negociadora do governo diante dos credores internacionais.

O sindicato que representa o setor privado denunciou que as reformas decididas entre o governo e os credores preveem a liberalização do mercado de trabalho, o aumento da idade de aposentadoria, a redução das pensões e o aumento dos impostos, medidas que “diminuem o nível de vida da sociedade grega”.

O sindicato do setor público classificou a greve geral como “a primeira etapa de uma luta” que procura “impedir que a segurança social seja completamente desmantelada e reivindicar um sistema que amplie os direitos”.

Para os sindicatos gregos, o governo não está respeitando os compromissos eleitorais e adota “políticas de austeridade punitivas”.

Últimas notícias