Discurso

Obama estende a mão ao povo cubano e diz que embargo prejudica a ilha

Presidente Barack Obama fez um histórico discurso ao povo cubano no Grande Teatro de Havana nesta terça

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 22/03/2016 às 12:21
Foto: NICHOLAS KAMM / AFP
Presidente Barack Obama fez um histórico discurso ao povo cubano no Grande Teatro de Havana nesta terça - FOTO: Foto: NICHOLAS KAMM / AFP
Leitura:

Barack Obama se dirigiu ao povo cubano nesta terça-feira em discurso histórico e comovente transmitido pela televisão para todo o país, na primeira vez que um presidente americano visita a ilha em quase 90 anos.

"Vim aqui deixar para trás os últimos vestígios da Guerra Fria nas Américas", afirmou nesta terça-feira o presidente Barack Obama em um histórico discurso ao povo cubano no Grande Teatro de Havana.

"Vim aqui estendendo a mão da amizade ao povo cubano", afirmou ante o auditório cheio e na presença de seu colega Raúl Castro. 

Ela também se referiu ao embargo imposto pelos Estados Unidos a Cuba em 1962, em plena Guerra Fria, e que ainda está em vigor.

"O embargo é uma carga obsoleta sobre o povo cubano", acrescentou Obama em meio aos fortes aplausos. "Mas os cubanos "não vão alcançar seu potencial se não ocorrerem mudanças aqui em Cuba".

Neste sentido, Obama defendeu liberdade de expressão.

"As pessoas deveriam se expressar livremente e sem medo", afirmou Obama, em um discurso aplaudido inúmeras vezes, e no qual citou o herói nacional José Martí.

Últimas notícias