ESTADO ISLÂMICO

EI assume controle de várias localidades sírias perto da fronteira turca

As ocupações podem ter onsequências para a nova rodada de negociações que acontece em Genebra para tentar obter um acordo de paz

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 14/04/2016 às 11:25
Foto: Stephane Yas/ AFP
As ocupações podem ter onsequências para a nova rodada de negociações que acontece em Genebra para tentar obter um acordo de paz - FOTO: Foto: Stephane Yas/ AFP
Leitura:

Os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) assumiram o controle de várias localidades da província de Aleppo (norte da Síria), ao lado da fronteira turca, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

A província de Aleppo é cenário de combates cada vez mais violentos em várias frentes, o que ameaça a frágil trégua negociada por Rússia e Estados Unidos, e que estava sendo globalmente respeitada desde 27 de fevereiro. 

Também podem ter consequências para a nova rodada de negociações que acontece em Genebra para tentar obter um acordo de paz.

"Estão acontecendo intensos combates entre os rebeldes e o EI, após um avanço dos jihadistas que assumiram o controle de seis localidades perto da fronteira turca", informou o OSDH.

A mais importante das localidades é Hiwar Kallis, situada a um quilômetro da fronteira, disse Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH, organização que tem uma vasta rede de informantes na Síria.

Nas últimas semanas, os combates entre o EI e os rebeldes se intensificaram perto da fronteira, e também entre os demais participantes no conflito.

Desde domingo passado mais de 100 combatentes morreram, entre soldados, milicianos pró-regime, jihadistas e rebeldes, segundo o OSDH.

Desde 2011, a Síria é cenário de um conflito que deixou mais de 270.000 mortos, com metade da população refugiada ou deslocada. 

Últimas notícias