JIHADISTAS

Estado Islâmico avança no norte da Síria

a província de Aleppo, no norte do país, transformou-se nos últimos dias em palco de violentos confrontos

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 16/04/2016 às 13:18
Foto: AFP
a província de Aleppo, no norte do país, transformou-se nos últimos dias em palco de violentos confrontos - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) ganharam terreno neste sábado (16) no norte da Síria frente ao regime e aos rebeldes, indicou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Após um período de relativa calma em razão de uma trégua selada entre os rebeldes e o regime do presidente Bashar al-Assad, que entrou em vigor no final de fevereiro, a província de Aleppo, no norte do país, transformou-se nos últimos dias em palco de violentos confrontos envolvendo praticamente todos os grupos armados envolvidos na guerra na Síria.

De acordo com OSDH, que conta com uma ampla rede em todo o país, o Estado Islâmico assumiu o controle neste sábado de uma aldeia perto da fronteira com a Turquia, como parte de sua ofensiva contra grupos rebeldes não-jihadistas na província de Aleppo.

Esta área é estratégica por estar localizada na fronteira com a Turquia, país hostil ao regime de Damasco e onde os grupos rebeldes e jihadistas se reabastecem.

O movimento realizado pelo EI nas últimas horas "quase cercou completamente" os rebeldes na cidade de Doudyane, fazendo com que perdessem o contanto com os combatentes implantados nos arredores da cidade de Azaz, localizada a oito quilômetros da fronteira, explicou à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

Os grupos jihadistas como o EI ou a Frente Al-Nosra (ramo sírio da Al-Qaeda) estão excluídos da trégua, que foi impulsionada pelos Estados Unidos e a Rússia e que permitiu, desde 27 de fevereiro, uma diminuição na intensidade dos combates entre as forças pró-governo e a oposição armada não-jihadista.

Os Estados Unidos já tinham se declarado na quinta-feira "muito preocupados" com a "ofensiva" perto de Aleppo, mobilizada por forças armadas sírias.

A diplomacia americana depende em grande medida do cessar-fogo na Síria para que se reinicie um processo de negociação política entre as partes no conflito sob os auspícios da ONU em Genebra.

Uma nova reunião do Grupo Internacional de Apoio à Síria com as 17 potências globais e regionais, conforme o processo de Viena, está em programação para as próximas semanas, sob a condição de que as conversações de Genebra e o cessar-fogo não fracassem completamente.

No sul da província de Aleppo, os jihadistas do Estado Islâmico avançaram frente as forças do governo perto de Khanasser, localidade que já mudou de mãos várias vezes durante o conflito sírio, que já matou mais de 270.000 pessoas desde seu início, em maio de 2011.

A estrada que passa por Khanasser é a única ligação entre a parte da cidade de Aleppo sob controle do governo e o resto dos territórios detidos pelo regime na Síria.

Os jihadistas tomaram várias posições nas colinas perto de Khanasser, mas ainda não cruzaram a estrada, de acordo com OSDH.

 

No oeste da cidade de Aleppo, dois civis de um bairro controlado por forças favoráveis ao regime foram mortos por tiros dos rebeldes, de acordo com o Observatório.

 

A antiga capital econômica da Síria está dividida em dois desde 2012: entre os bairros da parte oeste controlados pelo regime, e os bairros do leste nas mãos dos rebeldes.

Últimas notícias