PAZ

Rebeldes iemenitas participarão nas negociações de paz no Kuwait

O movimento rebelde pró-Irã dos huthis controla Sanaa desde setembro de 2014 e tem conseguido resistir aos avanços das forças xiitas pró-governo

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 20/04/2016 às 11:54
Foto: AFP
O movimento rebelde pró-Irã dos huthis controla Sanaa desde setembro de 2014 e tem conseguido resistir aos avanços das forças xiitas pró-governo - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Os rebeldes xiitas huthis e seus aliados no Iêmen participarão nas negociações de paz com o governo, com mediação da ONU, no Kuwait, anunciaram nesta quarta-feira (20) rpresentantes dos insurgentes.

"Aceitamos participar nas negociações depois de recebermos garantias do mediador da ONU sobre o respeito da trégua", anunciou Saleh al-Samad, representante dos rebeldes huthis, em uma declaração ao canal canal Al Masirah.

As conversações deveriam ter começado na segunda-feira (18), mas foram adiadas porque os rebeldes e seus aliados não enviaram uma delegação ao Kuwait como protesto pelas "violações sauditas" do cessar-fogo, em vigor desde 10 de abril.

O anúncio foi confirmado por um representante do Congresso Popular Geral (CPG), o prtido do ex-presidente Ali Abdallah Saleh, aliado dos huthis.

Na véspera, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convocou as partes em conflito no Iêmen a iniciar as negociações de paz.

Ban pediu que o governo de Sanaa - apoiado pela Arábia Saudita - e os rebeldes xiitas huthis junto aos seus aliados a se comprometam com seu emissário "para que as negociações possam começar sem demora".

As negociações foram adiadas na segunda porque a delegação dos rebeldes huthis ainda não havia deixado a capital Sanaa, informou uma fonte ligada à delegação governamental.

Na sexta-feira (15), Ahmed, havia confirmado ante o Conselho de Segurança da ONU esta nova rodada de negociações entre o governo reconhecido pela comunidade internacional e os rebeldes xiitas huties.

"Jamais estivemos tão perto da paz" no conflito no Iêmen, afirmou.

O cessar-fogo implementado foi violado em várias ocasiões no Iêmen desde sua entrada em vigor, e nenhuma das partes declarou o conflito encerrado.

Desde a intervenção em 2015 da coalizão liderada pela Arábia Saudita para apoiar o governo, o conflito no Iêmen já deixou 6.300 mortos, a metade civis, e 30 mil feridos.

O conflito também produziu 2,4 milhões de refugiados e 80% da população necessita de ajuda humanitária, segundo a ONU.

O movimento rebelde pró-Irã dos huthis controla Sanaa desde setembro de 2014 e tem conseguido resistir aos avanços das forças xiitas pró-governo, apoiadas pela coalizão árabe, no norte e no centro do Iêmen.

O Iêmen, país pobre da península arábica, registra um cenário de caos desde a chegada dos huthis vinculados com o Irã, país xiita.

Últimas notícias