UNIÃO

Macri vai a Bruxelas e quer Argentina mais próxima da União Europeia

Segundo a diplomata da UE, a reunião foi "excelente e durou mais que o esperado"

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 05/07/2016 às 10:07
Foto: Olivier Hoslet/EPA/Agência Lusa
Segundo a diplomata da UE, a reunião foi "excelente e durou mais que o esperado" - FOTO: Foto: Olivier Hoslet/EPA/Agência Lusa
Leitura:

Em meio a esforços da Argentina para se aproximar da União Europeia (UE), o presidente Mauricio Macri foi recebido na segunda-feira (4) pela chefe da Diplomacia da UE, a italiana Federica Mogherini, em Bruxelas, na Bélgica.

Segundo a diplomata, a reunião foi "excelente e durou mais que o esperado". Após destacar os passos "positivos e concretos" no âmbito da cooperação entre Buenos Aires e Bruxelas, Mogherini assegurou que isso não é fruto do acaso, mas resultado de sete meses de dedicação e esforço para renovar os laços bilaterais. "É a primeira visita de um presidente argentino em quase 20 anos", acrescentou.

Mogherini destacou ainda o papel-chave de Buenos Aires para o avanço das negociações com o Mercosul e também comentou a intenção do Banco Europeu de Investimentos de retomar suas atividades na Argentina.

Desde que assumiu o Poder, em dezembro do ano passado, Macri tem tentado se aproximar da UE, a fim de fechar um acordo de livre comércio entre o bloco europeu e o Mercosul, travado anteriormente por exigências do governo de Cristina Kirchner, assim como dos Estados Unidos.No âmbito das tentativas, Macri já recebeu os líderes da Itália, Matteo Renzi, e da França, François Hollande, no começo do ano, além do norte-americano, Barack Obama, que realizou uma visita histórica, após anos de tensão com o governo de Cristina Kirchner.

Últimas notícias