Conflito

Coreia do Norte lança míssil balístico

Míssil foi lançado das imediações da cidade de Unyul, no oeste da Coreia do Norte

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 02/08/2016 às 22:58
Foto: Ed Jones / AFP
Míssil foi lançado das imediações da cidade de Unyul, no oeste da Coreia do Norte - FOTO: Foto: Ed Jones / AFP
Leitura:

A Coreia do Norte realizou nesta quarta-feira um tiro de teste de míssil balístico sobre o Mar do Japão, informou o ministério sul-coreano da Defesa.

O míssil foi lançado das imediações da cidade de Unyul (oeste) às 07H50 local (19H50 Brasília de terça-feira).

O teste ocorre duas semanas após o lançamento de três mísseis balísticos que, segundo Pyongyang, simulavam ataques nucleares preventivos contra portos e aeroportos sul-coreanos onde há material militar americano.

Depois do quarto teste nuclear norte-coreano, em 6 de janeiro, seguido em 7 de fevereiro pelo lançamento de um foguete considerado como um teste disfarçado de míssil balístico, a tensão é crescente na península coreana.

Apesar das resoluções da ONU proibindo qualquer programa nuclear ou balístico na Coreia do Norte, o país prossegue com seus esforços para desenvolver um míssil intercontinental (ICBM) capaz de levar uma ogiva nuclear ao continente americano.

Pyongyang ameaçou em julho passado realizar uma "ação física" contra o escudo antimísseis THAAD (Terminal High Altitude Area Defence) que os EUA planejam instalar na Coreia do Sul e que Seul considera vital para sua segurança nacional.

Washington e Seul já anunciaram que pretendem instalar o THAAD até o final do ano, diante da multiplicação das ameaças procedentes da Coreia do Norte.

Últimas notícias