FOGO

Incêndios na Califórnia deixam 82.500 evacuados

Um incêndio na Floresta Nacional de Angeles, no sul da Califórnia, dois grandes focos na parte central do estado e outro fogo mais ao norte deslocaram cidades inteiras

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 19/08/2016 às 7:27
Foto: ROBYN BECK / AFP
Um incêndio na Floresta Nacional de Angeles, no sul da Califórnia, dois grandes focos na parte central do estado e outro fogo mais ao norte deslocaram cidades inteiras - FOTO: Foto: ROBYN BECK / AFP
Leitura:

Bombeiros lutaram na quinta-feira (18) para apagar uma série de incêndios florestais alimentados por ventos fortes, altas temperaturas e vegetação seca, que forçaram dezenas de milhares de californianos a deixarem as suas casas.

Um incêndio na Floresta Nacional de Angeles, no sul da Califórnia, dois grandes focos na parte central do estado e outro fogo mais ao norte deslocaram cidades inteiras. 

"A atividade do fogo aumentou nas últimas semanas, em número e gravidade", disse Daniel Berlant, porta-voz do Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia.

O incêndio apelidado 'Bluecut', que já queimou 12.545 hectares - uma área duas vezes maior que a superfície das Bermudas -, no condado de San Bernardino, 100 km ao leste de Los Angeles, estava apenas 4% controlado.

O fogo vem se espalhando em um ritmo tão alarmante que parece que está "correndo atrás de você", de acordo com Michael Lopez, porta-voz do site de informações sobre incêndios Inciweb.

Mais de 82.500 pessoas na área afetada pelo Bluecut estão sob ordem de evacuação, incluindo toda a população de Wrightwood e Lytle Creek, cidades de alguns milhares de habitantes.

Muitos procuraram refúgio com familiares e amigos, e os hotéis da região estão lotados. Alguns estabelecimentos dobraram seus preços e foram advertidos pelas autoridades.

Nenhuma morte foi registrada, e dois bombeiros rodeados por chamas sofreram ferimentos leves na terça-feira.

Cerca de 1.600 bombeiros estão empenhados no combate ao Bluecut, enquanto 5.000 estão lutando contra o fogo chamado 'Soberanes', que destruiu 32.000 hectares na região turística de Big Sur, mais ao norte.

Quatro mil pessoas fugiram do fogo 'Clayton', na zona norte de Clear Lake, perto das regiões vinícolas de Sonoma e Napa.

Desde o início do ano, cerca de 4.600 incêndios destruíram 121.000 hectares de mato e floresta na Califórnia.

Últimas notícias