Saúde

Nasce primeiro bebê com microcefalia relacionada ao zika na Nicarágua

Entre os cerca de 1.600 nicaraguenses que foram diagnosticados com zika no país estavam 799 mulheres grávidas

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 26/08/2016 às 22:43
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Entre os cerca de 1.600 nicaraguenses que foram diagnosticados com zika no país estavam 799 mulheres grávidas - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Uma nicaraguense de 25 anos que contraiu o vírus zika aos quatro meses de gestação, de acordo com suspeitas médicas, deu à luz nesta sexta-feira um bebê com microcefalia, no primeiro caso registrado no país desde que a doença apareceu, há oito meses, informou o governo.

"A menina nasceu com baixo peso, menos de 1,8 kg, com microcefalia confirmada", precisou a porta-voz do governo, a primeira-dama Rosário Murillo, a meios de comunicação oficiais.

A mãe informou aos médicos que no quarto mês de gestação teve sintomas associados ao vírus, como febre e erupções cutâneas, mas que na clínica particular em que foi atendida não fizeram os testes para detectar o zika.

No início deste mês, quando a mulher chegou a um hospital público para realizar uma ultrassonografia, os médicos descobriram que o bebê tinha microcefalia, uma malformação congênita que faz com que os bebês nasçam com a cabeça anormalmente pequena e que prejudica o desenvolvimento cerebral.

Cerca de 1.600 nicaraguenses foram diagnosticados neste ano com zika, entre eles 799 mulheres grávidas, das quais, até agora, 104 tiveram bebês sem qualquer problema.

O zika é transmitido pelo mosquito Aedesaegypti, o mesmo que provoca a dengue e o chikungunya, causando febre, dores musculares e nas articulações, mal-estar e dor de cabeça.

Últimas notícias