ATAQUES

Um soldado morre e oito ficam feridos em ataques atribuídos ao PKK na Turquia

Em outro ataque, cinco guardas de vilarejos civis ficaram feridos na província de Siirt

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 28/08/2016 às 13:00
OZAN KOSE / AFP
Em outro ataque, cinco guardas de vilarejos civis ficaram feridos na província de Siirt - FOTO: OZAN KOSE / AFP
Leitura:

Dois bombardeios distintos na região sul da Turquia dominada pelos curdos mataram um soldado turco e feriram outros oito. Militantes curdos lançaram uma granada com propulsão por foguetes em um aeroporto civil, segundo disseram autoridades e agências de notícias locais.

 

Num dos ataques, em que um soldado foi morto e outros três ficaram feridos, uma bomba explodiu ao ser acionada remotamente por rebeldes ligados ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), na província de Hakkari, segundo reportou a agência de notícias Anadolu. No confronto, que incluiu helicópteros do exército, dez militantes foram mortos, segundo a agência privada Dogan. 

Em outro ataque, cinco guardas de vilarejos civis ficaram feridos na província de Siirt depois que a van deles atingiu um explosivo improvisado em uma estrada, desse a Anadolu, que responsabilizou o PKK. 

Mais cedo neste domingo, rebeldes curdos dispararam uma granada que explodiu próximo a entrada de passageiros VIP no aeroporto Diyarbakir. O ataque aparentemente mirava um posto policial. Não houve registro de feridos e os voos voltaram a operar depois de uma pequena pausa durante investigação policial. 

Conflitos

A violência entre o PKK e forças de segurança ganharam força no ano passado, depois do colapso de dois processos de negociação de paz em julho. Desde então, mais de 600 oficiais de segurança turcos e milhares de militantes do PKK foram mortos, de acordo com a Anadolu. Grupos de direitos humanos afirmam que civis também morreram. 

Últimas notícias