CONFLITO

Washington denuncia interceptação 'perigosa' da Rússia

Na manobra, que durou 19 minutos, o caça russo se aproximou a cerca de três metros do avião americano

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 07/09/2016 às 17:59
Foto: ECPAD / EMA / ARMEE DE L'AIR / AFP
Na manobra, que durou 19 minutos, o caça russo se aproximou a cerca de três metros do avião americano - FOTO: Foto: ECPAD / EMA / ARMEE DE L'AIR / AFP
Leitura:

Os Estados Unidos denunciaram, nesta quarta-feira (7), a interceptação "perigosa" de um avião de patrulha marítima americano por um caça russo no Mar Negro.

Na manobra, que durou 19 minutos, o caça russo se aproximou a cerca de três metros do avião americano, "o que é considerado perigoso e não profissional", informou um funcionário americano da Defesa sob anonimato.

O funcionário afirmou que um avião russo Su-27 voou a menos de 9 metros do P-8 Poseidon antissubmarino e de Inteligência no espaço aéreo internacional, antes de se aproximar ainda mais.

"Durante a interceptação, que durou aproximadamente 19 minutos, o Su-27 manteve inicialmente a distância de nove metros até se aproximar a três metros do P-8, o que é considerado perigoso e não profissional", disse o funcionário.

Já Moscou garantiu que a interceptação foi realizada "em estrito apego às regras internacionais", porque os aviões americanos tentavam averiguar no que consistiam as manobras do Exército russo.

O funcionário disse que aviões e navios americanos interagem com embarcações russas na área, acrescentando que a maioria dos encontros foi realizada sem risco.

"Contudo, temos profundas preocupações quando se trata de uma manobra perigosa", completou o funcionário.

Em um comunicado, o Ministério russo da Defesa afirmou ter enviado caças Su-27 para controlar um avião americano P-8 Poseidon que por "duas vezes tentou se aproximar da fronteira russa sobre o Mar Negro sem ativar seu transponder (equipamento que emite sinal de identificação)".

"Depois que os caças russos se aproximaram dos aviões espiões para uma confirmação visual e para constatar os números de matrícula, a aeronave americana mudou rapidamente de direção e se afastou", acrescentou o comunicado.

"Os pilotos russos cumpriram estritamente as regras de voo internacionais", destacou o Ministério.

Uma interceptaçao igualmente "perigosa" ocorreu em maio do ano passado no Mar Negro, quando um Su-27 russo interceptou um RC-135 americano de reconhecimento.

Últimas notícias