guerra

Oposição síria pede garantias sobre a aplicação da trégua

Horas antes da trégua, Assad prometeu ''recuperar'' toda a Síria

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 12/09/2016 às 7:40
OMAR HAJ KADOUR / AFP
Horas antes da trégua, Assad prometeu ''recuperar'' toda a Síria - FOTO: OMAR HAJ KADOUR / AFP
Leitura:

A oposição síria pediu nesta segunda-feira "garantias" sobre a aplicação da trégua que devem entrar em vigor às 19h locais (13h de Brasília).

"Queremos saber quais são as garantias (...) Esperamos que existam garantias e pedimos garantias especialmente dos Estados Unidos, que é parte envolvida no acordo de trégua", afirmou à AFP Salem al-Muslet, porta-voz do Alto Comitê de Negociações (ACN) da oposição síria.

O anúncio da trégua na sexta-feira aconteceu após semanas de negociações entre Estados Unidos e Rússia, que apoiam respectivamente a rebelião e o regime, e no momento em que os insurgentes passam por dificuldades militares, depois de uma derrota na última batalha de Aleppo.

"Estamos revisando completamente (o acordo). É realmente importante conhecer os níveis de compromisso de todas as partes no acordo, especialmente os Estados", disse Muslet.

"Qual é a definição escolhida para "terrorismo" e qual será a resposta em caso de violação?", questiona.

Segundo o acordo, Rússia e Estados Unidos concordaram em atacar em conjunto os extremistas, caso a trégua seja respeitada.

O regime de Damasco, apoiado pela Rússia, chama de "terrorista" todos os grupos que lutam contra o governo, sejam moderados, islamitas ou jihadistas.

PROMESSA

O presidente sírio, Bashar al-Assad, afirmou nesta segunda-feira (12) que pretende "recuperar" todo o território que escapa do controle do regime, horas antes da entrada em vigor de um acordo de trégua.

"O Estado sírio está determinado a recuperar todas as regiões que estão nas mãos dos terroristas e a restabelecer a segurança", declarou Assad à imprensa estatal durante uma visita ao ex-reduto rebelde de Daraya, perto de Damasco.

Últimas notícias