Tempestade Tropical

Matthew se fortalece e vira furacão de categoria 4

Centro Nacional de Furacões, em Miami, emitiu alertas sobre a passagem do Furacão para Colômbia, Venezuela, Jamaica, Haiti e Cuba com a chegada do

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 30/09/2016 às 21:06
FOTO: AFP PHOTO / NOAA
Centro Nacional de Furacões, em Miami, emitiu alertas sobre a passagem do Furacão para Colômbia, Venezuela, Jamaica, Haiti e Cuba com a chegada do - FOTO: FOTO: AFP PHOTO / NOAA
Leitura:

O furacão Matthew se fortaleceu rapidamente nesta sexta-feira (30), passando para categoria 4 no mar do Caribe, com ventos de 220 km/h que ameaçam o sul da Jamaica e o litoral da Colômbia próximo à fronteira com a Venezuela - afirmaram meteorologistas americanos.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami, emitiu um alerta de tempestade para o litoral da Península de la Guajira, na Colômbia, cobrindo o trecho que vai da fronteira com a Venezuela até a cidade de Riohacha. Também emitiu um alerta de furacão para a Jamaica.

Os meteorologistas alertaram, ainda, sobre as condições de tempestade tropical para Haiti e Cuba nos próximos dois dias.

Mais cedo, o NHC tinha anunciado que Matthew tinha se transformado em furacão de categoria 3 no mar do Caribe, recomendando o monitoramento do avanço da tempestade na Jamaica, no leste de Cuba e na ilha La Española (República Dominicana, Haiti).

Às 15h (horário de Brasília), Matthew estava 140 km ao norte de Punta Gallinas, na Colômbia, e avançava em direção ao sudoeste a 19 km/h, segundo o NHC.

"De acordo com as projeções, o centro de Matthew passará pelo norte da Península de la Guajira nesta tarde (de sexta-feira) e durante a noite e permanecerá no centro do mar do Caribe até a madrugada de domingo", acrescentou.

Até sábado, espera-se entre 50 mm e 100 mm de chuvas nas ilhas holandesas de Aruba, Bonaire e Curaçao (conhecidas como ilhas ABC) e partes do litoral da Colômbia, indo da fronteira com a Venezuela até Riohacha.

O fenômeno pode gerar ondas fortes, marejadas e correntes que ameaçam a vida em Porto Rico, La Española, ilhas ABC, Venezuela e Colômbia nos próximos dias, acrescentou o NHC.

A temporada de furacões do Atlântico vai de 1º de junho a 30 de novembro. Este ano, porém, o primeiro furacão, Alex, formou-se em janeiro, em um episódio meteorológico incomum.

Últimas notícias