Ludwigshafen

Várias vítimas em explosão em fábrica na Alemanha

''A explosão, seguida de incêndios, foi registrada durante obras em um sistema de tubulação'', indicou o grupo BASF

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 17/10/2016 às 12:01
Foto: DANIEL ROLAND / AFP
''A explosão, seguida de incêndios, foi registrada durante obras em um sistema de tubulação'', indicou o grupo BASF - FOTO: Foto: DANIEL ROLAND / AFP
Leitura:

Várias pessoas estão desaparecidas e outras ficaram feridas em uma explosão registrada nesta segunda-feira (17) em uma fábrica do grupo químico BASF em Ludwigshafen, no oeste da Alemanha, segundo as autoridades locais e a empresa.

"A explosão, seguida de incêndios, foi registrada durante obras em um sistema de tubulação", indicou o grupo alemão em um comunicado, informando, assim como a cidade de Ludwigshafen, sobre "várias pessoas feridas e outras ainda desaparecidas".

Nem as autoridades locais, nem a empresa podiam fornecer um balanço mais preciso no início da tarde desta segunda-feira sobre este incidente, registrado por volta das 09h30 GMT (07h30 de Brasília).

As causas da explosão ainda não foram determinadas, segundo a BASF, que paralisou as operações que eram realizadas na fábrica.

A empresa também não informou que tipo de produto circulava pelas tubulações afetadas pela explosão.

As autoridades locais fizeram um apelo à população que vive perto do bairro de Edigheim para que "evite permanecer do lado de fora (de suas casas) e mantenha as portas e janelas fechadas".

Também pediram que as creches e escolas mantenham as crianças no interior das mesmas.

- Colunas de fumaça -

A polícia local informou sobre um grande incêndio na fábrica e imagens divulgadas nas redes sociais mostravam uma espessa coluna de fumaça preta se elevando acima do porto fluvial da cidade, sobre o rio Reno, 80 km ao sul de Frankfurt. 

Além da mobilização terrestre, os bombeiros utilizavam um barco em seus trabalhos, segundo a prefeitura.

Em sua conta do Twitter, a cidade anunciou que alguns habitantes se queixavam de irritação nas vias respiratórias. A empresa alemã anunciou que estabeleceu um centro de informação e uma linha telefônica de urgência para ajudar a população.

A fábrica de Landeshafen Norte, onde a explosão foi registrada, trata anualmente, segundo a agência de notícias alemã DPA, de 2,6 milhões de toneladas de gases, líquidos inflamáveis e gases liquefeitos.

Esta fábrica é um importante fornecedor para as outras atividades do grupo empresarial.

Ludwigshafen, uma cidade de cerca de 160.000 habitantes, abriga a sede da BASF e algumas fábricas do grupo. A empresa emprega cerca de 36.000 pessoas em nível local, de acordo com a prefeitura.

O grupo trabalha no setor petroquímico e também na produção de plásticos, produtos agrícolas e de manutenção.

Últimas notícias