SÍRIA

Rússia anuncia interrupção dos ataques aéreos em Aleppo

Porta-voz do Kremlin disse que medida ''é necessária para a aplicação de uma trégua humanitária'' com o objetivo de que os civis possam sair da cidade na quinta (20)

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 18/10/2016 às 7:29
Foto: KARAM AL-MASRI / AFP
Porta-voz do Kremlin disse que medida ''é necessária para a aplicação de uma trégua humanitária'' com o objetivo de que os civis possam sair da cidade na quinta (20) - FOTO: Foto: KARAM AL-MASRI / AFP
Leitura:

As Forças Aéreas da Rússia e da Síria interromperam os bombardeios contra a cidade síria de Aleppo nesta terça-feira (18) a partir das 7H00 GMT (5H00 de Brasília), anunciou o ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu.

O cessar imediato dos bombardeios russos em Aleppo a partir desta terça-feira - apesar do cessar-fogo ter sido anunciado inicialmente para quinta-feira - é um gesto de boa vontade dos militares russos", explicou um porta-voz do Kremlin. 

"Hoje, a partir das 10H00 (7H00 GMT), os ataques da aviação russa e síria cessaram", afirmou o ministro durante uma reunião do Estado-Maior da Rússia.

Ele disse que a medida "é necessária para a aplicação de uma trégua humanitária" com o objetivo de que os civis possam sair da cidade na quinta-feira. 

De acordo com Shoigu, que teve o discurso exibido pela televisão, "isto permitirá a saída totalmente segura, por seis corredores humanitários, de civis e a retirada de doentes e feridos da zona leste de Aleppo".

"No momento em que começar esta pausa humanitária, as tropas sírias devem retirar-se a uma distância suficiente para que os combatentes possam deixar suas armas em dois corredores especiais, entre eles a estrada de Castello", completou o ministro.

"Pedimos aos governos dos países que têm influência sobre a parte leste de Aleppo que convençam os líderes (dos rebeldes) a parar os combates e deixar a cidade", disse, em referência aos Estados Unidos.

Cessar-fogo

Na segunda-feira, Moscou anunciou que os exércitos da Rússia e da Síria suspenderiam os bombardeios e quaisquer outros disparos na quinta-feira em Aleppo das 8H00 às 16H00 locais. 

Serguei Shoigu destacou que a interrupção a partir desta terça-feira dos bombardeios aéreos ajudará no êxito das conversações "sobre a separação da oposição moderada e os terroristas em Aleppo" que devem começar, de acordo com o ministro russo, na quarta-feira em Genebra.

Na segunda-feira à noite, o embaixador russo na ONU, Vitali Churkin, anunciou que Arábia Saudita e Catar aceitaram participar nas conversações com Estados Unidos e Rússia para permitir um avanço sobre o tema.

Desde 22 de setembro, as forças sírias e a aliada Rússia submetem os bairros rebeldes da zona leste de Aleppo e  seus quase 250.000 habitantes a uma chuva de bombardeios aéreos. Mais de 430 pessoas morreram desde então, de acordo com a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

A guerra da Síria provocou mais de 300.000 mortes desde seu início em março de 2011, após a sangrenta repressão das manifestações pró-democracia executada pelo regime de Bashar al-Assad.

Últimas notícias