EUA

Aborto e denúncias sexuais agitam debate entre Hillary e Trump

Últimas pesquisas colocam Hillary com uma vantagem de pelo menos 6,5 pontos percentuais em relação a Trump. Este foi o último debate entre os dois

AF
Cadastrado por
AF
Publicado em 20/10/2016 às 6:58
Foto: MARK RALSTON / AFP
Últimas pesquisas colocam Hillary com uma vantagem de pelo menos 6,5 pontos percentuais em relação a Trump. Este foi o último debate entre os dois - FOTO: Foto: MARK RALSTON / AFP
Leitura:

A questão do aborto e as denúncias de abuso sexual contra Donald Trump agitaram o último debate entre o candidato republicano e sua adversária democrata, Hillary Clinton, nesta quarta-feira (19), em Las Vegas, Nevada.

Suprema Corte, armas, aborto e imigração abriram o encontro.

A discussão sobre a Suprema Corte foi o primeiro tema, com Hillary e Trump expondo suas diferenças em relação aos juízes a serem escolhidos pelo futuro presidente para a mais alta instância do Poder Judiciário dos Estados Unidos.

Trump buscou tranquilizar a base conservadora de seu partido, ressaltando que indicará juízes pró-vida (contrários ao aborto) e que se oponham a mais controles aos donos de armas. Nesse sentido, agradeceu à National Riffle Association (NRA) - o principal lobby de armas do país - pelo apoio à sua campanha.

Hillary rebateu criticando o atual Congresso de maioria republicana por impedir o presidente Barack Obama de tentar preencher o assento vacante na Suprema Corte. Atualmente, a Casa se encontra em situação de empate, com quatro juízes de tendência conservadora e quatro progressistas.

O magnata também apoiou a Segunda Emenda da Constituição, que garante o direito do cidadão de portar armas para se defender, e alertou que "ela se encontra sob assédio".

Embora também tenha apoiado a Segunda Emenda e o direito às armas, Hillary disse que isso "não está em conflito com uma regulação de bom senso" para controlar seu acesso. A democrata acusou seu rival de estar no bolso do lobby das armas.

"Temos as leis mais duras e uma enorme violência com armas de fogo", devolveu Trump.

Ainda em relação à Suprema Corte, a democrata disse que vai "defender o direito das mulheres de fazer suas próprias decisões de cuidado de saúde".

"Eu não acho que o governo dos Estados Unidos deveria estar fazendo essa decisão", insistiu ela, acrescentando que "viemos tão longe para ter de recuar agora".

"Essa eleição é sobre o tipo de país que seremos", afirmou Clinton, acrescentando que os direitos da comunidade gay e das mulheres não devem ser reduzidos.

"Se vocês forem com o que a Hillary está dizendo, você pode pegar o bebê e tirar o bebê do útero da mãe pouco antes do nascimento do bebê", alertou Trump.

"Usar esse tipo de retórica do medo é apenas terrivelmente infeliz", respondeu  Hillary. "Você deveria se encontrar com as mulheres com as quais eu me encontrei".

"Essa é uma das piores escolhas possíveis que qualquer mulher e sua família têm de fazer", insistiu Trump, referindo-se ao aborto.

Denúncias contra Trump

Em outro momento do debate, o republicano acusou Hillary e sua equipe de criar e promover as denúncias sobre os episódios de assédio sexual de Trump às mulheres.

"Acho que ela incitou essas pessoas a dar um passo adiante", disse Trump, apontando um dedo para Hillary, ao acusá-la de organizar "uma campanha suja" baseada em denúncias que são "mentiras".

"Não conheço essas pessoas, mas tenho uma ideia de onde vêm (essas denúncias)", afirmou, referindo-se às alegadas vítimas.

Trump insistiu ainda em que há evidências de que grupos ligados à democrata contrataram provocadores para atrapalharem e interromperem seus comícios de campanha.

"Eles contratam gente. Pagam 1.500 dólares para eles, e está gravado como dizem a eles para serem violentos, provocarem brigas", completou.

Clinton e Trump se enfrentaram em um debate de 1h30, moderado pelo jornalista Chris Wallace da Fox News, o último antes das eleições de 8 de novembro.

As últimas pesquisas colocam a ex-secretária de Estado com uma vantagem de pelo menos 6,5 pontos percentuais em relação ao magnata do setor imobiliário.

Últimas notícias