Trégua

Rússia anuncia nova extensão da trégua em Aleppo até as 14h de sábado

Exército russo anunciou que a trégua foi prolongada para permitir que civis e combatentes abandonem os bairros rebeldes

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 21/10/2016 às 13:32
Foto: THAER MOHAMMED/AFP
Exército russo anunciou que a trégua foi prolongada para permitir que civis e combatentes abandonem os bairros rebeldes - FOTO: Foto: THAER MOHAMMED/AFP
Leitura:

A trégua humanitária mantida pelos exércitos russo e sírio desde quinta-feira em Aleppo será prolongada novamente por 24 horas até sábado à noite para permitir que civis e combatentes abandonem os bairros rebeldes, anunciou o exército russo.

"A pedido do representante da ONU e de outras organizações internacionais, o presidente russo decidiu prolongar por 24 horas a pausa humanitária na região de Aleppo, das 08h00 às 19h00 (locais) do dia 22 de outubro", ou seja, das 03h00 às 14h00 no horário de Brasília, declarou nesta sexta-feira o general Serguei Rudskoi em uma coletiva de imprensa.

Os oito corredores humanitários, estabelecidos para permitir a saída dos habitantes e rebeldes que desejarem dos setores da oposição, estavam quase desertos desde a manhã de quinta-feira.

"Os corredores humanitários para que os civis saiam (de Aleppo) seguem bloqueados por terroristas, que disparam contra eles", denunciou Rudskoi, acrescentando que os rebeldes "aproveitam o cessar-fogo" para preparar uma ofensiva de grande amplitude.

Ainda assim, segundo o general Sergei Rudskoi, oito combatentes feridos do Ahrar al Sham, um influente grupo islamita rival dos extremistas do Estado Islâmico, utilizaram os corredores humanitários. O exército russo forneceu cuidados médicos e alimentos, afirmou o general.

Sete civis também "conseguiram deixar" Aleppo, acrescentou.

No entanto, a ONU declarou nesta sexta-feira que não havia ocorrido nenhuma evacuação de feridos dos bairros rebeldes de Aleppo até o momento.

Segundo as Nações Unidas, 200 pessoas feridas e doentes precisam ser evacuadas urgentemente dos bairros do leste de Aleppo, onde vivem 250.000 habitantes.

Últimas notícias