MACHISMO

Itália faz ato por Dia de Combate à Violência contra Mulher

Neste ano, já foram registrados 100 feminicídios na Itália

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 25/11/2016 às 8:45
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Neste ano, já foram registrados 100 feminicídios na Itália - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

No Dia Internacional da Violência contra a Mulher, lembrado nesta sexta-feira (25), eventos marcarão a data na Itália. Uma manifestação em Roma neste sábado (26) vai alertar a sociedade italiana sobre as constantes agressões dos homens às mulheres. A informação é da Agência Ansa.

Segundo dados oficiais do Instituto de Estatísticas Italiano (Istat), cerca de 7 milhões de pessoas já relataram ter sofrido alguma forma de abuso ou violência - seja verbal ou física. A polícia informa que até 25 de novembro deste ano foram registrados 100 feminicídios - 25 nos últimos quatro meses.

Ainda de acordo com o Istat, outro fenômeno que preocupa é o chamado stalking, a perseguição constante de uma pessoa contra outra, que pode ser ou não conhecida. São 3,4 milhões de italianas que relataram terem sido vítimas de stalking, sendo que em 78% dos casos elas eram alvos de ex-companheiros. Oito entre dez não foram buscar ajuda da política.

No Brasil, a situação não é diferente. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, uma mulher é abusada sexualmente a cada 11 minutos. A representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, ressaltou que o Brasil tem 45 mil casos de estupro por ano, sendo que 5 mil mulheres são assassinadas periodicamente no país.

Lotteria d'Arte

Na Itália, no domingo (27), será realizado um sorteio batizado de "Loteria d'Arte". Ao todo, dez artistas que vivem em Roma, Paris e Nova York doaram uma de suas peças para arrecadar fundos que serão doados a centros que atendem mulheres vítimas de violência e que atuam no combate aos crimes contra elas.

Evita Andujar, Lucianella Cafagna, Chiara Caselli, Benedetta Jacovoni, Cecilia Luci, Made in Testaccio, Julie Polidoro, Vera Rossi, Marina Sagona e Pilar Saltini decidiram batizar o evento de "Pia dei Tolomei", uma célebre personagem que apareceu na história "Purgatório", de Dante Alighieri. Os bilhetes para quem quiser participar custam 10 euros

Últimas notícias