EUA

Miami festeja a morte de Fidel e proclama uma Cuba livre

Com comentários como "demorou muito" e "agora falta Raúl", mais de mil pessoas cantam, dançam e se abraçam em comemoração à morte do ditador

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 26/11/2016 às 10:04
Foto: Martin Bernetti/AFP
FOTO: Foto: Martin Bernetti/AFP
Leitura:

Eles gritam "Cuba livre!" e "Liberdade, liberdade!", tomam banho de champanhe, tiram selfies e fazem vídeos, cantam, tocam tambores e batem panelas. Milhares de cubanos no exílio comemoraram a morte de Fidel Castro e Miami está em festa.

"É triste que as pessoas comemorem a morte de uma pessoa, mas é que essa pessoa nunca devia ter nascido", disse Pablo Arencibia, um professor de 67 anos que saiu de Cuba há 20 anos.

"Satanás é quem tem que se preocupar agora, porque Fidel vai para lá e vai querer tirar seu posto", brincou, quase inaudível, em meio a panelaços, tambores, buzinaços e palavras de ordem que acordaram os vizinhos.

Segundo o Centro de Pesquisas Pew, há dois milhões de cubanos nos Estados Unidos e 68% deles vivem na Flórida.

Com comentários como "demorou muito" e "agora falta Raúl", mais de mil pessoas em Little Havana e outro tanto em Hialeah - dois bairros de Miami que são redutos do exílio cubano - cantam, dançam e se abraçam para comemorar a morte, na sexta-feira, do líder de 90 anos. Destes dois bairros, várias gerações de exilados cubanos acompanharam de perto a atualidade do outro lado do Estreito da Flórida.

Alguns cantavam o hino de Cuba, outros estouram garrafas de champanhe no meio da multidão, que grita "Viva Cuba!" e improvisa rodas de tambores.

Os vizinhos acordam com os buzinaços que enchem as ruas e saem para festejar praticamente de pijamas. Gente de todas as idades e, inclusive alguns americanos, soma-se à festa.

"É um grande momento para a comunidade cubana e estou com eles", disse Debbie, uma aposentada americana, originária da Flórida, que não quis dar mais dados. "Vivo em Little Havana e isto é grande parte das nossas vidas. A comunidade sempre está unida".

Debbie e sua amiga cubana, Aymara, comemoram em frente ao emblemático Café Versailles, um ponto de encontro dos cubanos no exílio que, ao longo de décadas, viu muitos protestos e muito poucos motivos de comemoração.

"Tinha que ter morrido faz tempo, é um criminoso, um assassino e um miserável, seu irmão também tinha que ter morrido; nessa família todos são criminosos", gritava, com raiva e euforia, Hugo Ribas, aposentado de 78 anos, refugiado há quatro em Miami.

Mas além da festa pelo fim de uma era, os cubanos de Miami não são muito otimistas sobre o futuro da ilha. "Demorou demais e houve muita morte pelo caminho, mas não acho que sirva de algo", afirmou Aymara, também receosa com sua identidade.

BANDEIRAS

Algumas bandeiras venezuelanas tremulavam entre as cubanas e as americanas, e palavras de ordem eram ouvidas contra o governo de Nicolás Maduro.

Os mais jovens faziam vídeos no Facebook Live, postavam fotos no Instagram e transmitiam a festa por FaceTime e Skype a seus amigos e parentes na ilha, sentindo o peso de um momento histórico.

"Durou demais", disse Analía Rodríguez, de 23 anos, há dez no exílio. "Houve muita dor e muitas famílias que se romperam e agora estou feliz!", exclamou, com uma gargalhada.

Diferentemente dos cubanos - a maioria, aposentados - que se reuniram no mesmo lugar para comemorar a vitória de Donald Trump à Presidência americana há três semanas, desta vez havia manifestantes de todas as idades.

"Os que diziam que o exílio era coisa de velhos, vejam aqui que esta é uma resposta extremamente eloquente de que o exílio continua vivo e que a ânsia por uma Cuba democrática e progressista estão em todos os cubanos", disse Arencibia.

Foto: Rafael Perez/AFP
Foto mostra uma pomba branca pousada no ombro de Fidel Castro durante discurso - Foto: Rafael Perez/AFP
Foto: ODD ANDERSEN / AFP
Foto, tirada no dia 2 de setembro de 1998, mostra o encontro entre Fidel Castro e Nelson Mandela - Foto: ODD ANDERSEN / AFP
Foto: PRENSA LATINA / AFP
Foto, tirada em 30 de janeiro de 1979, mostra visita de Saddam Hussein à Cuba, entre Fidel e Raúl - Foto: PRENSA LATINA / AFP
Foto: ROBERTO STUCKERT FILHO / INSTITUTO LULA / AFP
Foto mostra o ex-presidente do Brasil, Lula, presenteando Fidel com uma camisa da seleção brasileira - Foto: ROBERTO STUCKERT FILHO / INSTITUTO LULA / AFP
Foto: PABLO PORCIUNCULA / AFP
Foto de 20 de julho de 2006 mostra o líder cubano com o então presidente da Venezuela Hugo Chavez - Foto: PABLO PORCIUNCULA / AFP
Foto: Martin Bernetti/AFP
Retrato de Fidel Castro cercado de flores, em homenagem na frente da embaixada cubana de Santiago - Foto: Martin Bernetti/AFP
Foto: GUSTAVO CABALLERO / GETTY IMAGES
Moradores de Miami com origem cubana celebram a morte de Fidel Castro - Foto: GUSTAVO CABALLERO / GETTY IMAGES

Últimas notícias