Síria

Rebeldes sírios pedem cessar-fogo em Aleppo

Rebeldes que permanecem em Aleppo pediram também a evacuação dos civis para outra região de posse dos insurgentes

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 07/12/2016 às 9:04
FOTO: AFP
Rebeldes que permanecem em Aleppo pediram também a evacuação dos civis para outra região de posse dos insurgentes - FOTO: FOTO: AFP
Leitura:

Os rebeldes sírios da cidade de Aleppo pediram um cessar-fogo imediato de cinco dias e a evacuação dos civis dos bairros do leste para outra região em mãos dos insurgentes, segundo um comunicado de vários grupos rebeldes.

A declaração, consecutiva à reconquista de 75% dos bairros rebeldes do leste de Aleppo pelas tropas governamentais, pede também negociações sobre o "futuro da cidade", uma vez que seja superada a crise humanitária.

As forças do governo sírio assumiram o controle de toda a área antiga de Aleppo, após a retirada dos rebeldes, informou nesta quarta-feira a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). 

Os combatentes rebeldes se retiraram das partes da área antiga que ainda controlavam depois que as tropas do regime de Bashar al-Assad reconquistaram os bairros vizinhos de Bab al-Hadid e Aqyul.

"Recuaram pelo temor de um cerco na área antiga", explicou a ONG.

O exército sírio e seus aliados avançam rapidamente na parte leste de Aleppo e já controlam mais de 75% da área, três semanas depois do início de uma vasta ofensiva para reconquistar toda a cidade.

O regime controla no momento toda a parte ao leste da cidadela histórica.

80.000 pessoas fugiram do leste de Aleppo desde 15 de novembro

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), ao menos 80.000 pessoas fugiram do leste de Aleppo desde o início, em 15 de novembro, da ofensiva do regime sírio para reconquistar esta área controlada pelos rebeldes. O anúncio do OSDH foi realizado nesta quarta-feira. 

Os deslocados buscaram refúgio nos bairros controlados pelo governo na zona oeste da cidade e em áreas controladas pelas forças curdas, explicou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane. 

Últimas notícias