Ciberataque

Governo de Atlanta é alvo de ciberataque e resgate é pedido em bitcoin

O ataque com ransomware fechou vários aplicativos, incluindo os que são utilizados pelos moradores para pagar contas e ter acesso a informações judiciais

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 23/03/2018 às 10:19
Foto: Manahem Kahama
O ataque com ransomware fechou vários aplicativos, incluindo os que são utilizados pelos moradores para pagar contas e ter acesso a informações judiciais - FOTO: Foto: Manahem Kahama
Leitura:

O sistema de informática do governo da cidade de Atlanta, sul dos Estados Unidos, foi alvo de um ciberataque e os hackers desejam um resgate em bitcoin, afirmaram as autoridades.

O ataque com ransomware fechou vários aplicativos internos e externos da cidade, incluindo os que são utilizados pelos moradores para pagar contas e ter acesso a informações judiciais, afirmou a prefeita Keisha Lance Bottoms.

"A situação é muito grave", disse Bottoms.

As autoridades informaram que souberam do ataque na madrugada de quinta-feira (22), quando foram detectadas atividades incomuns em seus servidores.

Resgate de dados

Parte dos dados armazenados da cidade fora criptografados e os hackers enviaram um pedido de resgate para liberar os arquivos, de 51.000 dólares que devem ser pagos em bitcoin, segundo investigadores citados pela imprensa.

O FBI (a polícia federal americana) e o Departamento de Segurança Interna foram chamados para colaborar na investigação.

No ano passado, um ataque de ransomware afetou mais de 200.000 empresas, hospitais, agências do governo e outras organizações em 150 países.

As autoridades acreditam que os hackers utilizaram programas desenvolvidos pela Agência Nacional de Segurança (NSA) americana que foram divulgados por um grupo conhecido como 'Shadow Brokers'.

Últimas notícias