EUA

Trump diz que 'todas as opções estão sobre a mesa' para lidar com Venezuela

Estados Unidos reconheceu Guaidó como presidente interino da Venezuela

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 23/01/2019 às 19:39
Foto: Nicholas Kamm / AFP
Estados Unidos reconheceu Guaidó como presidente interino da Venezuela - FOTO: Foto: Nicholas Kamm / AFP
Leitura:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer comentários sobre a Venezuela na tarde desta quarta-feira, após reconhecer, mais cedo, Juan Guaidó como o presidente interino do país sul-americano. "Não estamos considerando nada, mas todas as opções estão sobre a mesa", afirmou o republicano durante rápida conversa com repórteres na Casa Branca.

Em um dia marcado por protestos em solo venezuelano, Guaidó se autointitulou presidente encarregado da Venezuela nesta tarde. Logo depois, em comunicado, Trump reconheceu a legitimidade de Guaidó e afirmou que continuará a usar "todo o peso do poder econômico e diplomático dos EUA para pressionar pela restauração da democracia venezuelana".

Nove países reconhecem Juan Guaidó como presidente encarregado da Venezuela

O presidente encarregado da Venezuela, Juan Guaidó, está rapidamente ganhando o apoio de líderes mundo afora: Brasil, EUA, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador e Peru já reconheceram a presidência de Guaidó, que também é presidente da Assembleia Nacional da Venezuela. O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro também declarou apoio a Guiadó.

A expectativa é que Nicolás Maduro, que assumiu um novo mandato de seis anos no último dia 10, entregue o poder e que Guaidó guie a Venezuela em um período de transição democrática. Dias antes de Maduro assumir o novo mandato, 13 países latino-americanos reunidos sob o Grupo de Lima declararam não reconhecer a reeleição do presidente venezuelano. Maduro governa a Venezuela há quase seis anos, em substituição a Hugo Chávez, morto em 2013, e que era presidente da Venezuela desde 1999.

Últimas notícias