VENEZUELA

Maduro diz que está disposto a se encontrar com opositor Juan Guaidó

''Estou comprometido com o diálogo nacional. Hoje, amanhã e sempre estarei comprometido e pronto para ir aonde tenho que ir'', declarou o presidente Nicolás Maduro

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 25/01/2019 às 17:11
Foto: Yuri CORTEZ / AFP
''Estou comprometido com o diálogo nacional. Hoje, amanhã e sempre estarei comprometido e pronto para ir aonde tenho que ir'', declarou o presidente Nicolás Maduro - FOTO: Foto: Yuri CORTEZ / AFP
Leitura:

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expressou nesta sexta-feira (25) a vontade de se reunir com o líder parlamentar Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente interino, para iniciar um "diálogo nacional".

"Estou comprometido com o diálogo nacional. Hoje, amanhã e sempre estarei comprometido e pronto para ir aonde tenho que ir. Pessoalmente, se tiver que ir ao encontro desse rapaz (...), vou", disse Maduro em entrevista coletiva, referindo-se a Guaidó.

Quase simultaneamente, Guaidó assegurou que não se prestaria a um "falso diálogo" com o governo de Maduro.

O presidente socialista disse em 22 de janeiro, véspera de uma mobilização da oposição, Guaidó se encontrou com o poderoso líder governista Diosdado Cabello, versão desmentida pelo opositor.

"Esperemos que mais cedo ou mais tarde a oposição venezuelana escape da armadilha em que caíram, do extremismo em que se meteram e que se abram caminhos para um diálogo razoável, honesto, nos interesses da maioria dos venezuelanos", declarou Maduro.

O chefe de Estado, declarado pelo Parlamento como um "usurpador" depois de ser reeleito em eleições boicotadas pela oposição e ignorada por vários governos, disse que Guaidó é "um agente do governo dos Estados Unidos".

Apoio

Guaidó foi reconhecido pelos Estados Unidos, Canadá e vários países da América Latina, enquanto Maduro é apoiado por vários países aliados como Rússia, Turquia e China.

Últimas notícias