PONTÍFICE

Papa alerta aos jovens sobre os perigos da internet

O papa aponta os muitos riscos que se corre no mundo digital, muitas vezes um espaço de 'solidão' e 'violência'

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 02/04/2019 às 10:03
Foto: Alberto PIZZOLI / POOL / AFP
O papa aponta os muitos riscos que se corre no mundo digital, muitas vezes um espaço de 'solidão' e 'violência' - FOTO: Foto: Alberto PIZZOLI / POOL / AFP
Leitura:

O papa Francisco denunciou nesta terça-feira os interesses econômicos do mundo digital, capazes de manipular processos democráticos mediante a difusão de "fake news", incentivando preconceitos e ódios.

"No mundo digital, estão em jogo enormes interesses econômicos capazes de realizar formas de controle tão sutis quanto invasivas, criando mecanismos de manipulação das consciências e do processo democrático", analisa o pontífice em uma exortação apostólica divulgada pelo Vaticano.

No extenso documento, composto por 299 pontos, Francisco discursa sobre vários temas debatidos no mês de outubro de 2018, durante o Sínodo dos Bispos dedicados à juventude e à vocação. 

O pontífice adverte que ele foi inspirado pelos debates e pelas conclusões do documento final.

"A proliferação de notícias falsas é uma expressão de uma cultura que perdeu o senso de verdade e submete os fatos a interesses particulares", observa o pontífice. 

"A reputação do povo é colocada em risco pelos testes online, e o fenômeno também afeta a Igreja e seus pastores", observa Francisco, um dos papas que estão mais atentos à comunicação com o mundo moderno.

No texto, ele aponta os muitos riscos que se corre no mundo digital, muitas vezes um espaço de "solidão" e "violência", embora admita que pode ser uma fonte de criatividade. 

"Problemas como a pornografia distorcem a percepção do jovem sobre a sexualidade humana, e a tecnologia usada dessa maneira cria uma realidade paralela ilusória que ignora a dignidade humana", lamenta.

Recomendações

O papa faz várias recomendações aos jovens em muitas áreas; diz, por exemplo, que a memória de Deus "não é um disco rígido" e que Jesus "online" com eles.

Também aproveita a oportunidade para alertar os jovens contra as ideologias que "desprezam a história" e que querem eliminar as "raízes" dos jovens, mas sem citar exemplos específicos.

O papa afirma ainda que "ideologias de cores diferentes, que destroem (ou desconstroem) tudo o que é diferente, pode, desse modo, reinar sem oposições", ressalta. 

"Para isso, precisam de jovens que desprezam a história, que rejeitam a riqueza espiritual e humana que passa através das gerações, que ignoram tudo o que os precedeu", enfatiza, dirigindo-se a outro tema-chave de seu pontificado: história , a memória, a sabedoria dos mais idosos.

Últimas notícias