PRÓXIMO AO BRASIL

Cinco focos de incêndio continuam sem controle na Bolívia

Segundo Javier Zavaleta, ministro da Defesa da Bolívia, 400 agentes militares e 200 policiais foram deslocados para a área

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 01/09/2019 às 17:54
Foto: AIZAR RALDES / AFP
Segundo Javier Zavaleta, ministro da Defesa da Bolívia, 400 agentes militares e 200 policiais foram deslocados para a área - FOTO: Foto: AIZAR RALDES / AFP
Leitura:

Apesar das operações do SuperTanker Boeing 747 e dos helicópteros franceses e peruanos, cinco zonas de fogo ainda persistem na Chiquitania, na Bolívia, próximo ao Brasil.

"São pelo menos cinco os lugares onde temos problemas", informou o ministro da Defesa, Javier Zavaleta, à rede de imprensa estatal.

Os incêndios persistem no estado de Santa Cruz, nos povoados de San Ignacio de Velasco, San Matías e Concepción, onde está o maior foco.

"Perto de Roboré (sudeste) estão as chamas mais persistentes, e em Charagua o fogo que tinha sido apagado em duas ocasiões voltou a acender", disse o ministro.

Contudo, ele disse que a situação melhorou, pois o número de focos de fogo caiu de 8.000 para 700. Zavaleta disse que 400 agentes militares e 200 policiais foram deslocados para a zona de emergência recentemente.  

O combate ao fogo será reforçado na semana que vem com um avião-tanque russo e com equipes especializadas da Argentina, que permitirão acessar áreas com topografia mais complicada.

"As aeronaves só reduzem a magnitude do incêndio, mas se não for feito um trabalho por terra para acabar com o fogo, é muito provável que o incêndio volte", explicou Zavaleta.

Últimas notícias